Ordem Soberana e Militar de Malta

O Brasil reconheceu o estatuto internacional da Ordem Soberana e Militar de Malta em dezembro de 1951, tendo as relações diplomáticas sido estabelecidas com a criação de uma Legação da Ordem de Malta no Rio de Janeiro e uma Legação do Brasil junto à Ordem, em Roma.
Em 1956, o Brasil designou seu primeiro representante diplomático junto à Ordem, na pessoa do ministro-conselheiro da Embaixada junto à Santa Sé, que foi acreditado como encarregado de negócios interino. Em 1959, foram equiparadas as representações, com o credenciamento do embaixador junto à Santa Sé como enviado extraordinário e ministro plenipotenciário junto à Ordem de Malta. Em 1966, a Ordem manifestou o desejo de ver elevada a representação diplomática à categoria de embaixada, o que foi acolhido pelo governo brasileiro.
O Grão Mestre visitou o Brasil em 1966, 1984 e 1990 - esta última teve caráter não oficial. O chanceler brasileiro visitou a sede da Ordem, em Roma, em 1966. O programa oficial das visitas foi estritamente protocolar, aspecto que tem caracterizado as relações entre o Brasil e a Ordem.
A Ordem de Malta está presente no Brasil por meio de três associações: em São Paulo (fundada em 1956), Rio de Janeiro (1957) e Brasília (1984). As entidades têm atuado no Brasil por meio do estabelecimento de creches, inclusive para pessoas com necessidades especiais, e de lares para idosos e para crianças abandonadas; do atendimento médico e odontológico; da reabilitação de adolescentes com antecedentes penais; da criação de centros profissionalizantes; do atendimento a pessoas acometidas por doenças negligenciadas como hanseníase; e da assistência social a povoados ribeirinhos carentes da Região Norte.
Cronologia das relações bilaterais
2024 – Visita da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, à sede da Ordem.
2019 – Visita do Diretor da Anvisa, Almirante Antônio Barra Torres, à sede da Ordem.
1990 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta.
1984 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta.
1966 – Visita à Ordem de Malta do Ministro das Relações Exteriores do Brasil.
1966 – Visita ao Brasil do Grão-Mestre da Ordem de Malta.
1951 – Estabelecimento de relações diplomáticas.