Canadá

As relações entre Brasil e Canadá estão historicamente fundamentadas em valores e princípios compartilhados, como democracia, direitos humanos, primado do direito internacional e defesa das liberdades individuais. São marcadas pelo diálogo político e por uma ampla agenda de cooperação em comércio e investimentos, energia e mineração, meio ambiente, educação, ciência, tecnologia e inovação, defesa e segurança. Em foros regionais e multilaterais, os dois países tradicionalmente mantêm boa coordenação.
Brasil e Canadá apresentam vários fatores que os aproximam. São democracias com sociedades plurais, com dois dos maiores territórios no mundo (5º e 2º, respectivamente). Possuem duas das maiores economias do planeta e caracterizam-se pela diversificação do parque produtivo e da pauta de exportação. Ambos os países detêm expressivas reservas de água doce e são grandes produtores de alimentos e energia.
São antecedentes remotos das relações bilaterais a nomeação, pelo governo brasileiro, de vice-cônsules em portos como São João da Terra Nova e Halifax, a vinda ao Brasil de missão mercantil das províncias orientais da então América do Norte Britânica, em 1866, para examinar as possibilidades comerciais, e a visita privada do imperador D. Pedro II às cataratas do Niágara, Ontário e Montreal, em 1876.
O decreto nº 6.604, de 17 de dezembro de 1940, criou a legação do Brasil no Canadá, com sede em Ottawa, instalada em abril do ano seguinte. Foi elevada à categoria de embaixada pelo decreto nº 14.250, de 10 de dezembro de 1943. O Canadá, por sua vez, abriu em setembro de 1941 sua legação no Brasil, que passou a embaixada em 1944.
Atualmente, além da embaixada em Ottawa e da Delegação junto à Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, o Brasil mantém consulados-gerais em Montreal, Toronto e Vancouver. O Canadá, por sua vez, tem consulados-gerais em São Paulo e Rio de Janeiro e escritórios comerciais em Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, ademais da embaixada em Brasília.
Os principais tratados bilaterais em vigor incluem o Acordo de Cooperação Técnica (1975), Convenção Destinada a Evitar a Dupla Tributação (1984), Acordo-Quadro para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação (2008), Acordo de Previdência Social (2011) e Acordo sobre Transporte Aéreo (2011). No final de 2024, foi aprovado pelo Congresso Nacional e ratificado pelo governo brasileiro o Acordo-Quadro sobre Cooperação em Matéria de Defesa.
Brasil e Canadá mantêm diversos mecanismos de concertação bilateral, entre os quais o Diálogo de Parceria Estratégica, em nível de chanceleres; o Diálogo Político-Militar; o Comitê Conjunto para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Conselho Econômico e Comercial.
A cooperação educacional tem-se destacado como um dos segmentos mais dinâmicos das relações bilaterais. O Canadá é o país que mais recebe estudantes brasileiros no exterior.
Em 2024, a corrente de comércio bilateral entre Brasil e Canadá totalizou USD 9,1 bilhões, queda de 0,5% em relação a 2023. As exportações alcançaram o patamar de USD 6,3 bilhões, alta de 9,4%, ao passo que as importações provenientes do Canadá somaram USD 2,78 bilhões, redução de 17,5%. A queda nas importações oriundas do Canadá ocorreu principalmente em função da redução da compra de adubos ou fertilizantes químicos daquele país desde 2023.
Os dois países possuem relação de investimentos sólida e de longa data. O Canadá é o nono maior investidor no Brasil (dados de 2021). O Brasil é o maior investidor da América Latina no Canadá, figurando na lista dos vinte principais países de origem do investimento direto estrangeiro. Em 2021, o estoque de investimento canadense no Brasil era de USD 19,7 bilhões e o de investimento brasileiro no Canadá, de USD 13,8 bilhões.
Cronologia das relações bilaterais
2024 – Primeiro-Ministro Justin Trudeau visita o Brasil, por ocasião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro (novembro)
2023 – Ministra dos Negócios Estrangeiros Mélanie Joly visita o Brasil para a IV Reunião do Diálogo de Parceria Estratégica, em Brasília (junho)
2023 - Presidente Luís Inácio Lula da Silva e primeiro-ministro Justin Trudeau encontram-se à margem da cúpula de líderes do G7, em Hiroshima (maio)
2012 - Governador-geral David Johnston visita o Brasil
2011 - Primeiro-ministro Stephen Harper visita o Brasil
2011 - I Reunião do Comitê Conjunto para Cooperação em Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I)
2010 - I Reunião do Diálogo Político-Militar
2004 - Primeiro-ministro Paul Martin visita o Brasil
2000 - Ministro dos Negócios Estrangeiros Lloyd Axworthy visita o Brasil
1998 - Governador-geral do Canadá Romeo Leblanc e primeiro-ministro Jean Chrétien visitam o Brasil
1997 - Presidente Fernando Henrique Cardoso visita o Canadá
1996 - Ministro dos Negócios Estrangeiros Lloyd Axworthy visita o Brasil
1995 - Primeiro-ministro Jean Chrétien visita o Brasil
1989 - Governadora-geral Jeanne Sauvé visita o Brasil
1984 - I Reunião de Consultas Políticas
1982 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Mark MacGuigan visita o Brasil
1982 - Presidente João Figueiredo visita o Canadá
1981 - Primeiro-ministro Pierre Trudeau visita o Brasil
1980 - Ministro das Relações Exteriores Saraiva Guerreiro visita o Canadá
1977 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Donald Jamieson visita o Brasil
1976 - I reunião da Comissão Mista Econômica e Comercial Brasil-Canadá
1968 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Mitchell Sharp visita o Brasil
1958 - Secretário de Estado de Assuntos Exteriores Sidney Smith visita o Brasil
1956 - Vice-presidente João Goulart visita o Canadá
1944 - Elevação da Legação do Canadá ao nível de embaixada
1943 - Elevação da Legação do Brasil ao nível de embaixada
1941 - Abertura das legações do Brasil em Ottawa e do Canadá no Rio de Janeiro
1941 - Ministro do Comércio James MacKinnon visita o Brasil. Assinatura do Tratado de Comércio Brasil-Canadá
1919 - Presidente eleito Epitácio Pessoa visita o Canadá
1876 - Visita privada do imperador D. Pedro II a Ontário e Montreal
1866 - Missão comercial da então América do Norte Britânica visita o Brasil
1858 - Brasil nomeia vice-cônsul para o porto de São João da Terra Nova
1836 - Brasil nomeia vice-cônsul para o porto de Halifax