"O Pássaro", de Marianne Peretti
"O Pássaro", escultura em bronze de autoria de Marianne Peretti, encontra-se instalada na Sala Duas Épocas, no terceiro andar do Palácio Itamaraty, em Brasília. A peça foi doada ao Ministério das Relações Exteriores em 2023, por Isabela Peretti, filha da artista, atendendo a um antigo sonho de sua mãe.

Frequentemente lembrada por seus vitrais monumentais, Peretti também se dedicou à escultura, explorando a tridimensionalidade com a mesma liberdade que aplicava ao vidro.
A escultura "O Pássaro" no Itamaraty está inserida em um contexto temático recorrente na obra de Peretti. A peça dialoga com outras obras que exploram o mesmo símbolo, como as esculturas homônimas instaladas na Câmara dos Deputados e no Teatro Nacional Cláudio Santoro. O tema também se manifesta na integração de escultura e vitral, como no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em que a escultura (em sua base externa) interage com a composição do vitral.
A Sala Duas Épocas ganha esse nome pelo contraste entre o mobiliário tradicional lá presente e as obras de arte representativas da arte moderna nas telas e esculturas no espaço. É também uma Sala com marcantes obras de artistas mulheres, como Tomie Ohtake e Maria Martins.

- O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado de Isabela Peretti, filha da artista, durante a cerimônia de doação da escultura O Pássaro, de Marianne Peretti, ao acervo do Palácio Itamaraty (2023). Crédito: MRE. Autoria: Wilson Dias
A artista

- Marianne Peretti. Crédito: Arquivo Pessoal Mariane Peretti
Marie Anne Antoinette Hélène Peretti destacou-se como vitralista, escultora e ilustradora, tornando-se um dos nomes mais importantes da integração entre artes plásticas e arquitetura no Brasil. Nascida em Paris, em 13 de dezembro de 1927, filha de mãe francesa e pai pernambucano, iniciou sua formação artística muito cedo: aos 15 anos ingressou na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, complementando seus estudos na Académie de la Grande Chaumière, em Montparnasse. Ainda jovem, realizou exposições individuais na França e, em 1953, mudou-se para o Brasil, país no qual consolidaria sua trajetória artística.

- Marianne Peretti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Oscar Niemeyer, José Sarney e Roberto Burle Marx. Crédito: Arquivo pessoal Marianne Peretti.
Entre suas colaborações mais célebres estão os vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília, que recobrem o espaço interno com jogos de luz e cor, o painel de vidro do Palácio do Jaburu, a fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o vitral do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e obras em outros edifícios da capital, como a Câmara dos Deputados e o Memorial JK.
Obras de Marianne Peretti em Brasília
A escultura "O Pássaro", no Itamaraty, se junta a um extenso e importante acervo de Marianne Peretti espalhado por toda a capital do país. A artista deixou sua marca em diversos projetos monumentais, resultado de sua colaboração com Oscar Niemeyer.

- Vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília. Crédito: Breno Laprovítera e Jarbas Jr.
Conheça outras obras da artista no Distrito Federal, explorando a integração única de arte, luz, cor e arquitetura em edifícios históricos como:
- Catedral Metropolitana de Brasília
- Superior Tribunal de Justiça

- Marianne Peretti em frente à obra Mão de Deus. Crédito: Arquivo pessoal Marianne Peretti. Foto: José Alberto/STJ
Referências
MARIANNE Peretti. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2025. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoas/11941-marianne-peretti. Acesso em: 30 de setembro de 2025. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
Quer visitar o Palácio Itamaraty?
O Palácio Itamaraty oferece visitas mediadas gratuitas, de terça a domingo, em vários idiomas. Saiba mais e agende a sua visita.
Quer saber mais sobre o Palácio Itamaraty e seu acervo?
Baixe a publicação "Palácio Itamaraty" (edição bilíngue português-inglês).
Acesse a lista de vídeos sobre o acervo histórico, artístico e de representação do Itamaraty no YouTube.
Acesse a exposição virtual “Elas no Itamaraty: Artistas Mulheres no Acervo do Ministério das Relações Exteriores”.