Maria Martins
Canto da noite
Figura Feminina, nua, deitada. Da base da escultura projetam-se para o alto aspectos alongados, que se entrelaçam. Tal com em outras obras da artista, em "Canto da noite" Maria Martins mescla a forma humana com aspectos que remetem a ramos ou raízes vegetais. O catálogo da exposição "Maria Martins: metamorfoses", realizada entre 10 de julho e 15 de setembro de 2013 pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) Maria Martins: Metamorfoses apresenta conexões diretas entre esta obra e um dos cantos de Zaratustra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O título da obra e do canto são os mesmos, e a leitura do poema pode dialogar com os aspectos da obra de Maria Martins:
É noite; eis que se eleva mais alto a voz fervilhante das fontes
[fervilhantes.
E minha alma é também uma fonte fervilhante.
É noite. Eis que despertam todas as canções amorosas,
[e minha alma é também uma canção de amante.
[…]
Nietzsche, Friedrich. “O canto da noite”
A Mulher e sua Sombra
Duas figuras femininas estilizadas, em bronze, sobre base de madeira. Ambas encontram-se em posição frontal, eretas, e alinhadas (em fila), estando a figura em tom escuro mais recuada que a figura em tom dourado, representando sua sombra. A figura da frente, em dourado, tem a boca aberta, cabeça inclinada as palmas das mãos voltadas para cima. A figura de trás, em cor escura, também está com a boca aberta e as mãos viradas para cima, e de seu ventre projetam-se dez protuberâncias. Dos pés da figura dourada projetam-se as pernas da figura sombria, em extensão contínua, sem distinção de joelhos ou pés. Da cabeça da sombra projetam-se dois aspectos alongados em formato que alude a serpentes, que se entrelaçam e se aproximam da mulher em bronze dourado.
Em 2022, a pesquisadora Fernanda Lopes falou sobre as obras da mineira Maria Martins no Palácio Itamaraty (confira aqui).

Outras obras de Maria Martins em Brasília:
O Rito dos Ritmos – Palácio da Alvorada
Saiba mais
Referências:
Página da exposição "Maria Martins: metamorfoses". MAM, São Paulo, 2013.
Catálogo da exposição "Maria Martins: metamorfoses". MAM, São Paulo, 2013.