Notícias
Divulgação cultural
Com proximidade dos jogos olímpicos no Japão, consulado em Hamamatsu apresenta nova identidade visual
Com vistas a conferir uma identidade visual exclusiva para ilustrar os futuros eventos organizados pelo Consulado-Geral em Hamamatsu (Japão), o Cônsul-Geral do Brasil, Aldemo Garcia, solicitou a quatro designers a criação de uma marca que singularizasse a cidade com a expressão "Hamamatsu, a cidade mais brasileira do Japão". O designer brasileiro Emmanuel Cáceres, diretor de marketing da revista comunitária Guia JP, de Nagoia, apresentou o melhor projeto de marca e cedeu os direitos de uso da logomarca ao Consulado do Brasil sem custos para o erário.
Segundo o chefe do consulado, “a peça, que combina as cores das bandeiras do Brasil e do Japão, tem alto valor estético e possui grande impacto visual e comunicativo”. O designer brasileiro procurou estampar na marca a representatividade cultural própria da comunidade brasileira no Japão, conhecida por sua alegria e por sua dedicação ao trabalho. O projeto foi apresentado ao prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki, que, juntamente com sua equipe, aprovou com entusiasmo a ideia e prometeu contribuir para sua ampla divulgação.
O consulado pretende organizar eventos de promoção da cultura brasileira em Hamamatsu durante o período de treinamento e aclimatação da delegação brasileira na cidade, que antecederá os Jogos Olímpicos de Tóquio, aproveitando-se da visibilidade que o evento esportivo trará à cidade. Além de ser exibida nos eventos oficiais promovidos pelo consulado, a marca será franqueada ao Conselho de Cidadãos de Hamamatsu e a eventos organizados pela comunidade brasileira ali residente.
Estima-se que pelo menos 12 mil brasileiros vivam em Hamamatsu.