Fórum Político de Alto Nível (HLPF)

- Símbolo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/HLPF
O principal mecanismo global de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas (HLPF, na sigla em inglês), criado a partir da Rio+20 para suceder a Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O HLPF oferece à comunidade internacional plataforma para mobilização política e para compartilhamento de experiências e recomendações relativos à implementação dos ODS. O Fórum reúne-se anualmente, em nível ministerial, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU. A cada quatro anos, é realizada a Cúpula dos ODS, em nível de chefes de Estado, sob os auspícios da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU), com vistas a analisar a implementação de todos os ODS. A próxima Cúpula dos ODS será realizada em 2027.
O HLPF busca ressaltar iniciativas que têm resultados positivos para o cumprimento da Agenda 2030 e orienta ações que devem ser aprimoradas, com foco na erradicação da pobreza, no crescimento econômico e na sustentabilidade. Também desempenha a função de acompanhamento global dos ODS, por meio de dois principais mecanismos: (i) debates gerais; e (ii) Revisões Nacionais Voluntárias (RNVs).
A apresentação das RNVs começou em 2016 e ocorrerá ao longo dos 15 anos de vigência da Agenda 2030, período em que os países são encorajados a apresentar seu relatório nacional ao menos uma vez. Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, mais de 120 países submeteram suas contribuições, mostrando compromisso com o enfrentamento dos maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta. O Brasil apresentou sua primeira RNV em 2017 e voltou a apresentá-la em 2024, elaborada pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Está prevista para 2026 a apresentação da terceira RNV brasileira, cujo processo preparatório já se encontra em andamento.