Notícias
Resultado do processo seletivo nacional ao Registro Internacional do Programa Memória do Mundo
O Comitê de Seleção nacional "ad hoc" reuniu-se, no dia 25 de novembro de 2025, para avaliar nove candidaturas brasileiras ao Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoW, na sigla em inglês).
O Comitê de Seleção foi convocado para coordenar o processo seletivo referente ao ciclo 2026-2027 do MoW, durante a transição para o estabelecimento do Comitê Nacional do Brasil para o Registro Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO, conforme a Portaria Conjunta MGI/MINC/MRE nº 119/2024. O grupo foi composto por representantes da Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO/MRE, do Instituto Guimarães Rosa/MRE, do Arquivo Nacional/MGI, do Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público/MGI, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/MinC, da Fundação Biblioteca Nacional/MinC e do Instituto Brasileiro de Museus/MinC.
Das nove candidaturas brasileiras recebidas, o Comitê de Seleção nacional "ad hoc" deveria escolher até duas para serem enviadas à UNESCO, conforme Regulamento do Programa Memória do Mundo.
Com base nos critérios estabelecidos pela UNESCO para o Registro Internacional do MoW, o Comitê de Seleção nacional "ad hoc" decidiu endossar os arquivos “Presença Negra no Arquivo: Luiz Gama, articulador da liberdade (1830-1882)”, do Arquivo Público do Estado de São Paulo; e “Coleção Documental: Passaportes de Pessoas Escravizadas, Libertas, Pessoas Livres e Africanos Repatriados (1821-1889)”, do Arquivo Público do Estado da Bahia.
Os dossiês das candidaturas selecionadas foram enviados à UNESCO no dia 26 de novembro de 2025.