Notícias
Escolha de São Paulo (SP) para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO
A UNESCO anunciou, no dia 31 de outubro, a seleção da cidade de São Paulo (SP) para integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização.
Composta por 408 cidades em mais de 100 países, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO objetiva reconhecer municípios que promovem a cultura e a criatividade como parte de suas estratégias de desenvolvimento, e que empregam práticas inovadoras no planejamento urbano centrado em pessoas.
São Paulo passará a integrar a Rede no campo criativo do cinema, juntando-se aos quatorze outros municípios brasileiros que já representam o País nos campos da gastronomia (Belém-PA, Florianópolis-SC, Paraty-RJ e Belo Horizonte-MG), artes midiáticas (Campina Grande-PB), design (Brasília-DF, Curitiba-PR e Fortaleza-CE), música (Salvador-BA e Recife-PE), artesanato e artes populares (João Pessoa-PB), cinema (Santos-SP e Penedo-AL) e literatura (Rio de Janeiro-RJ).
O Brasil é um dos países mais ativos na Rede de Cidades Criativas, ocupando a terceira posição na relação de estados membros da UNESCO em número de municípios participantes da Rede. São Paulo foi escolhida para representar o Brasil após rigoroso processo seletivo conduzido por comitê técnico coordenado pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, cujas funções são exercidas no Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo.
A inclusão de São Paulo na Rede de Cidades Criativas da UNESCO reforça o compromisso do Brasil com o fortalecimento da cultura nacional, em prol de seu reconhecimento como vetor de desenvolvimento sustentável.