Rede de Escolas Associadas
O Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA) promove o intercâmbio entre cerca de 11 mil instituições educacionais em 180 países. As instituições associadas – que incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas, além de instituições de formação de professores – desenvolvem métodos e materiais educacionais inovadores, e trabalham para fomentar a cultura da paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.
No Brasil, a Rede PEA tem centenas de escolas, com presença em todas as regiões do país. Escolas brasileiras interessadas em aderir à Rede devem entrar em contato com a Coordenação Nacional, por meio da página oficial da Rede.
A Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO acompanha e supervisiona os trabalhos da Rede PEA no país. De 2022 a 2024, a Rede foi coordenada por Comitê de Coordenação Nacional, instituído com a finalidade de redigir novo regulamento e realizar a transição para o novo modelo da Rede PEA no Brasil. O Comitê de Coordenação atuou em cooperação com a Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, a fim de elaborar novo regulamento que conferisse maior institucionalidade, transparência e participação à Rede. O regulamento, aprovado em 2024, cria novas regras para a eleição de coordenadores nacionais, apresenta diretrizes para a gestão e a aceitação de novos membros e estabelece formas de estimular a diversidade e representatividade. Em 2025, o Comitê de Coordenação Nacional foi sucedido pelo Coordenador Nacional, Paulo de Camargo, e pelo Vice-Coordenador Nacional, Djalma Claudino.
Informações adicionais em UNESCO Associated Schools Network | UNESCO