Programa de Jovens Profissionais
O Programa de Jovens Profissionais (Young Professional Programme – YPP) é uma iniciativa de recrutamento que visa a equilibrar a representação geográfica e a promover a equidade de gênero dentro da UNESCO em âmbito internacional. O programa confere a pessoas altamente qualificadas, com formação superior, e a jovens profissionais de estados-membros a oportunidade de compor o time da UNESCO na fase inicial de suas carreiras profissionais.
Elegibilidade
São elegíveis ao Programa candidatos de países não representados ou sub-representados na UNESCO. A lista de países é atualizada pela UNESCO e está disponível na página da Organização.
O campo específico de formação acadêmica dependerá do anúncio de vaga a ser oferecida. Em geral, admitem-se profissionais com formação nas áreas de educação, ciências sociais e humanas, comunicação ou na área de gestão e administração de uma Organização Internacional.
Requer-se fluência em inglês e francês, e conhecimento em outras línguas será considerado diferencial. Prévia experiência profissional não é obrigatória, mas candidatos não devem ter mais do que 32 anos de idade.
Datas e prazos
A cada dois anos, a UNESCO recruta até 20 profissionais pelo Programa. A data de lançamento do processo de seleção varia a cada ano.
Critérios de Seleção
Todas as candidaturas submetidas à UNESCO são analisadas por um comitê específico, que selecionará os candidatos com base em qualificações acadêmicas, motivação/exposição de interesse, apresentação da candidatura, competências linguísticas e de escrita, e nível de experiência profissional.
Além das entrevistas, poderão ser exigidos testes para determinar as competências relacionadas, bem como o nível de proficiência nas línguas de trabalho da UNESCO (inglês e francês).
Informações adicionais sobre cronograma e candidaturas em Young Professional Programme (unesco.org)