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Chamada de indicações para Livros Notáveis para Jovens Leitores em Línguas Indígenas e Ameaçadas de Extinção
No contexto da Década Internacional das Línguas Indígenas (IDIL 2022-2032), a UNESCO anunciou o lançamento da iniciativa "Coleção IBBY-UNESCO de Livros Notáveis para Jovens Leitores em Línguas Indígenas e Ameaçadas de Extinção", organizada em colaboração com o Conselho Internacional de Livros para Jovens (IBBY, da sigla em inglês).
A coleção busca sensibilizar jovens leitores em todo o mundo sobre o estado das línguas indígenas e ameaçadas de extinção, com vistas a assegurar seu reconhecimento e acessibilidade para jovens leitores em todo o mundo.
A seleção das obras a serem incluídas na Coleção levará em consideração os seguintes critérios:
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Livros de alta qualidade para crianças e jovens — incluindo livros ilustrados, romances, biografias, histórias em quadrinhos e obras de não ficção — que demonstrem excelência no texto e/ou na ilustração;
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Livros publicados entre janeiro de 2018 e dezembro de 2025;
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Livros originalmente publicados em uma língua indígena e/ou em uma língua em perigo, bem como livros bilíngues originais que incluam pelo menos uma dessas línguas;
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Livros que expressem intenção ou relação com um ou mais dos 10 resultados do Plano de Ação Global da Década Internacional das Línguas Indígenas; e
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Publicações que adiram aos princípios da UNESCO e mantenham neutralidade política.
As indicações devem ser enviadas, digitalmente, para o IBBY e a UNESCO, por meio do endereço eletrônico ibby-unesco.collection@ibby.org, até 15 de dezembro de 2025.
Cada submissão deve incluir: formulário completo de candidatura digital; edição original do livro, em formato PDF; capa do livro original, em formato PDF ou PNG; tradução do texto original para o inglês, francês ou espanhol, em formato PDF.
Além disso, cópia física da obra deve ser enviada ao endereço:
IBBY-UNESCO Collection of Remarkable Books for Young Readers in Indigenous and Endangered Languages
UNESCO Publications (CPE/PBM)
7 place de Fontenoy
75007 Paris, France
Informações adicionais acerca da iniciativa estão disponíveis na página da UNESCO.