Brasileiros no Exterior

Publicado em 05/11/2020 16h45 Atualizado em 11/11/2020 16h31
Brasileiros-exterior-1.jpg

O Portal Consular contém informações relevantes sobre a assistência consular prestada aos nacionais brasileiros no exterior, endereços das páginas de Repartições Consulares (Embaixadas e Consulados), além de recomendações, avisos e alertas. Recomenda-se, sempre, a leitura cuidadosa das informações do Portal antes de cada viagem.

Brasileiros-exterior-2.jpg

Emergências no exterior

Em situações de comprovada emergência no exterior, há diversos canais de comunicação para que Repartições Consulares (Embaixadas e Consulados) sejam imediatamente acionadas. Para tanto, recomenda-se a leitura atenta das informações disponíveis na página "Casos de emergência no exterior" do Portal Consular.
Brasileiros-exterior-3.jpg

Portal do Retorno

No Portal, são disponibilizadas informações práticas que podem auxiliar o brasileiro retornado em seu processo de readaptação, em áreas como trabalho, família e finanças. Recomenda-se a leitura integral das informações disponibilizadas, com especial atenção aos procedimentos práticos que devem ser tomados antes e imediatamente após a viagem de retorno.
Brasileiros-exterior-5.jpg

Brasileiros no Mundo

O Portal "Brasileiros no Mundo" amplia o diálogo entre o MRE e as comunidades brasileiras no exterior, e destas entre si. Neste sítio é possível acessar informações sobre essas comunidades, como compilações sobre brasileiros no exterior, estimativas populacionais e referências bibliográficas. O Portal também apresenta notícias sobre ações de interesse dos cidadãos residentes no exterior, informações sobre as Conferências "Brasileiros no Mundo" e sobre as eleições para o Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior.
Brasileiros-exterior-6.jpg

Inadmissões

Casos de inadmissões de cidadãos brasileiros em outros países devem ser comunicados ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), para monitoramento e possíveis ações, inclusive quando houver episódios envolvendo tratamentos alegadamente arbitrários.