Relações Diplomáticas
Em 5 de novembro de 1895, Brasil e Japão assinaram o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, marcando o início das relações diplomáticas entre os dois países. A abertura recíproca de representações diplomáticas ocorreu em 1897 e solidificou as bases para o início da imigração japonesa, em 1908.
Celebramos, em 2025, os 130 anos de respeito mútuo e dos diversos laços que se formaram ao longo do tempo, com o “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”.
Ponto alto das celebrações deste ano, o Sr. Presidente da República realizou, em março, visita de Estado ao Japão, que permitiu a revitalização da Parceria Estratégica e Global, estabelecida em 2014. Os líderes de ambos os países puderam repassar os temas da agenda e dar nova dimensão ao relacionamento bilateral. Foi adotado o Plano de Ação da Parceria Estratégica e Global, que prevê, entre outros avanços, a Parceria para a Paz e para o Fortalecimento do Multilateralismo, o reforço do Diálogo de Chanceleres que passou a Diálogo Estratégico, e reuniões bienais entre os Chefes de Governo. Foram assinados 10 acordos entre Brasil e Japão e entre mais de 70 entre entidades subnacionais, universidades, institutos de pesquisa e empresas.
Também no âmbito do “Ano do Intercâmbio e da Amizade”, a Princesa Kako de Akishino realizará visita oficial ao Brasil em junho e visitará diversas cidades. Sua agenda incluirá visita de cortesia ao Sr. Presidente da República e encontros com a comunidade nipo-brasileira.
