Plano Nacional de Energia 2050

Ministério de Minas e Energia Lança o Relatório Final do Plano Nacional de Energia 2050 - PNE 2050

O Ministério de Minas e Energia (MME) anuncia e disponibiliza o Relatório Final do Plano Nacional de Energia 2050 – PNE 2050. Esse novo Plano vem resgatar o planejamento de longo prazo do setor de energia que havia sido paralisado desde a publicação em 2007 do PNE 2030. 

O PNE 2050 sinaliza o compromisso do Governo Bolsonaro em nortear as decisões de política energética a partir de uma visão estratégica e de longo prazo. O documento foi elaborado com o concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do MME.

Construído a partir das principais questões relevantes no horizonte, o PNE 2050 explora, por meio de cenários, os diversos aspectos da evolução do Setor em uma perspectiva de múltiplas alterações na produção e uso de energia, comumente aglutinadas na chamada transição energética.

Em um contexto de grande imprevisibilidade, o PNE busca explorar alternativas de futuro de modo a aprimorar o processo de tomada de decisão em políticas energéticas. A variedade de possibilidades e a incerteza resultante requer que o decisor evite escolhas que redundem em trajetórias tecnológicas que se tornem mais custosas a opção de interromper sua implementação, caso se mostrem posteriormente equivocadas, fenômeno conhecido como trancamento tecnológico.

O Departamento de Informações e Estudos Energéticos (DIE) da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE) do MME é o responsável pelo gerenciamento do Plano.

Documentos