Sistema de Gestão de Energia e ISO 50.001

Sistema de Gestão de Energia e ISO 50.001

Como faço para obter a certificação ISO 50.001?

O Sistema de Gestão de Energia (SGE) é um conjunto de procedimentos e atividades implementados por qualquer tipo de organização, seja industrial, comercial, administrativa ou de serviços, na sua rotina diária para tornar o consumo energético mais eficiente e, assim, promover uma redução do consumo total de energia. O resultado disso aparece na forma de economia financeira e, também, redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

norma ISO 50.001 oferece uma ferramenta prática para que as organizações implantem um SGE bem estruturado e de acordo com a sua realidade, orientando a implementação, manutenção, revisão e melhoria do SGE. A norma traz ainda diretrizes sobre segurança, desempenho e eficiência energética e pode ser aplicada por qualquer organização, independente de fatores geográficos ou de seus tamanhos, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos.

Primeiro, você adquire a norma no site da ABNT e procura uma consultoria especializada em gestão de energia. Assim, a sua organização pode fazer um curso teórico e aprender a interpretar a norma técnica.

 

Depois, é hora de formar uma equipe interna que será responsável pela Gestão de Energia. Ela precisa ter pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos. Essa equipe vai comparar a situação atual da empresa ou organização com os requisitos da norma, para ver o que pode ser melhorado.

Os próximos passos são:

1º Definir onde você quer chegar, quando e como fazer isso

2º Estabelecer formas de avaliar os resultados do seu plano

3º Criar procedimentos de melhoria contínua do Sistema

A norma vai te guiar por tudo isso.

4º Depois de colocar o Sistema em prática, uma auditoria interna te ajuda a fazer os ajustes finais

5º Agora, só falta pedir uma auditoria externa que vai avaliar a sua empresa ou organização.

Abaixo, reunimos algumas publicações que irão te ajudar a entender melhor cada um dos passos e conceitos básicos sobre Sistemas de Gestão de Energia e a norma ISO 50.001. 

Série de vídeos ISO 50.001

Vídeo 1 - Apresentação Geral da ISO 50.001

Vídeo 2 - Caso de sucesso - Indústria

Vídeo 3 - Caso de sucesso - Setor Público

Publicações e Apresentações sobre SGE e ISO 50.001

Introdução ao Sistema de Gestão de Energia e ISO 50.001

Conheça os principais conceitos, benefícios e etapas da implantação de um SGE e certificação ISO 50.001 nesta apresentação

Guia de aplicação da ISO 50.001

Esta publicação desenha um caminho para conduzir a organização à adequada implementação e operação de um SGE compatível com a norma ISO 50.001.

Pesquisa sobre entraves para a implementação de SGE na indústria

O documento traz os principais resultados de uma pesquisa feita pela AHK São Paulo sobre as barreiras para implementação de SGE na indústria brasileira.

Panorama da ISO 50.001 - George Soares (CEPEL)

Esta apresentação traça um panorama da implementação de SGE na indústria brasileira.  

 Panorama da ISO 50.001 – Apresentação Alberto Fossa (Abrinstal)

Esta apresentação mostra os benefícios da gestão energética e o diferencial de se seguir a norma ISO 50.001.

 

ISO 50.001 nos Ministérios de Minas e Energia e do Turismo

O edifício-sede dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Turismo, no bloco U da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), passarão, em breve, pelo processo de certificação da ISO 50.001. A iniciativa é fruto da cooperação entre o MME e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, o BMZ, no âmbito do projeto “Sistemas de Energia do Futuro”, que é implementado pela Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ). Assim, os ministérios se colocam na vanguarda das ações para promoção da eficiência energética na administração pública, com potencial de se tornar um modelo para toda a Esplanada dos Ministérios.

Confira os instrumentos normativos do Sistema de Gestão de Energia (SGE) vinculados a essa iniciativa:           

 

As atividades de disseminação de SGE e ISO 50.001 são realizadas pelo Ministério de Minas e Energia no âmbito do Projeto Sistemas de Energia do Futuro, desenvolvido conjuntamente com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Para saber mais sobre o Projeto Sistemas de Energia do Futuro, clique aqui.

Para saber mais sobre o Projeto de Implementação do Sistema de Energia do edifício-sede dos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Turismo, clique aqui.