Notícias
INDÚSTRIA QUÍMICA E FERTILIZANTES
Ministro Alexandre Silveira defende ampliação da oferta de gás natural em reunião com presidente Lula e Abiquim
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a ampliação da oferta de gás natural no Brasil para aumentar a concorrência do setor químico, que inclui a produção de fertilizantes, em reunião com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (21/05). O encontro foi liderado pelo presidente Lula e contou, ainda, com a participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Ministério da Fazenda).
"É essencial que tenhamos a regulação adequada do valor do acesso ao escoamento, ao processamento e da tarifa de transporte de gás natural, dando amplo acesso a estas infraestruturas para tornarmos este insumo energético tão importante mais barato e competitivo para toda a indústria", detalhou Silveira.
Chamados fertilizantes nitrogenados, amônia e ureia são dois dos principais fertilizantes agrícolas que utilizam o gás natural em seus processos produtivos. O Brasil é o maior importador mundial líquido, com uma dependência externa em torno de 85%.
O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do programa Gás para Empregar, se debruçou sobre o assunto para aumentar a disponibilidade e ampliar o acesso ao mercado visando ampliar a concorrência no setor de gás natural. As medidas visam trazer mais previsibilidade para os investidores no setor de gás natural, ampliação e concorrência na venda do gás natural e derivados, cujos efeitos trazem resultados positivos para os setores produtivos que dependem do combustível/insumo. Essas iniciativas também contribuem com a descarbonização de diversos setores – fortalecendo a transição energética –, além de gerar emprego e renda para a população brasileira.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn