Relações Internacionais

Relações Internacionais

As questões ambientais muitas vezes ultrapassam fronteiras nacionais, envolvendo o conjunto dos países, blocos regionais e organismos internacionais, o que exige enorme esforço de articulação para solução dos muitos problemas globais. Nesse contexto, são estabelecidos e negociados princípios e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do planeta, com impacto direto, inclusive, nas políticas públicas nacionais e na sociedade brasileira.

O Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Clima e Relações Internacionais - e em estreita articulação com o Ministério das Relações Exteriores -, participa, assim, da formulação das posições do Brasil no plano internacional relacionadas à área ambiental. O escopo do trabalho internacional do MMA compreende diversos campos, como as mudanças climáticas, conservação e uso sustentável da biodiversidade, prevenção da poluição e combate à desertificação.

Outra linha de atuação externa do MMA se refere aos programas com vocação internacional, como o Floresta+, que incentiva o mercado privado nacional e internacional a pagar a quem protege as florestas nativas brasileiras, e o Adote 1Parque, que convida empresas nacionais e estrangeiras a custearem o monitoramento, a vigilância e outras despesas de conservação nos parques nacionais localizados na Amazônia.