Educação Ambiental

Educação Ambiental

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.795 , de 27 de Abril de 1999, define educação ambiental como processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A Política estabelece também que a educação ambiental é um componente importante e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo. O Ministério do Meio Ambiente atua no âmbito da educação ambiental não formal, por meio da implementação de práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

A educação ambiental é necessária para que a sociedade e poder público, por meio do conhecimento aprofundado e contextualizado sobre a realidade, possam definir adequadamente as formas de agir e intervir no meio ambiente. O Ministério do Meio Ambiente trabalha na plataforma de ensino à distância (EAD), com cursos que têm por objetivo instruir diversos públicos na importante temática.

Para acessar a plataforma Ead do MMA, clique aqui

 Contato: ava@mma.gov.br

Telefone (61) 4020-2371