Áreas Protegidas e Ecoturismo
Os parques nacionais e demais categorias de unidades de conservação (UCs) federais são as áreas protegidas no Brasil sob o escopo do Ministério do Meio Ambiente. Esses espaços são responsáveis por grande parte da conservação da biodiversidade e de outras riquezas naturais brasileiras. Ecoturismo, pesquisa científica, proteção de nascentes, conservação do solo, entre outros, são alguns dos benefícios oferecidos por essas áreas a toda sociedade.
A proteção do patrimônio natural por meio de UCs constitui uma das estratégias mais eficazes para a conservação da biodiversidade, logo elas fazem parte de acordos e compromissos internacionais assumidos pelo governo brasileiro
Unidade de Conservação (UC)
Espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
O Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC) traz grandes avanços à criação e gestão das UCs nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Além de mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UCs, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.
Para viabilizar a manutenção e conservação das áreas protegidas, o governo dispõe ainda de programas e projetos de alcance nacional e de diferentes instrumentos, como o Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (PNAP) e o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC).
O Ministério do Meio Ambiente incentiva também o envolvimento do setor privado para atrair recursos financeiros em prol da conservação dessas áreas, seja por meio da agenda de concessões de parques e florestas nacionais, do programa Adote um Parque ou de diferentes ações para a promoção do ecoturismo e conservação ambiental.
O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Áreas Protegidas, lançou um guia destinado aos municípios brasileiros sobre formas de captar recursos para áreas de conservação. O “Guia prático de captação de recursos para áreas protegidas e outras medidas de conservação no nível local” possui 150 páginas e fornece informações que auxiliam na captação de recursos financeiros para a gestão e implementação de áreas protegidas, principalmente Unidades de Conservação. Clique aqui para fazer o download.