Atuação internacional

ATUAÇÃO INTERNACIONAL

Em um mundo cada vez mais globalizado, os Estados precisam adotar, de forma conjunta, respostas regionais e globais eficazes para enfrentar problemas que são comuns a todos. Assim, com a preocupação de encontrar soluções sinérgicas para lidar com temas como políticas sobre drogas; segurança pública; crimes cibernéticos; integração de forças policiais fronteiriças; segurança cidadã; políticas penitenciárias; tráfico de drogas, armas e pessoas; corrupção e lavagem de dinheiro; cooperação jurídica; migração e refúgio; direitos do consumidor; política indigenista; de arquivo nacional e segurança viária, o MJSP se faz presente em foros internacionais por intermédio de suas áreas temáticas, ciente de que esses são espaços propícios para o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de mecanismos mais ágeis de cooperação.

O MJSP vem trabalhando, continuamente, para impulsionar a adesão do Brasil a Convenções Multilaterais, intensificando a negociação de acordos internacionais e memorandos interinstitucionais bilaterais, nas diversas áreas de sua competência.

O MJSP é atuante, igualmente, nas atividades de cooperação técnica para o desenvolvimento e nas ações de assistência humanitária internacionais, colaborando para a construção da política externa brasileira. A Assessoria Especial Internacional mantém comunicação constante com diversas áreas do Ministério das Relações Exteriores, assim como com Embaixadas sediadas em Brasília, Organismos Internacionais e órgãos estrangeiros homólogos.

Ministro da Justiça e Segurança Pública

Foto Ministro.png                               

  English version  /  Versión en español   /  Version française

Anderson Gustavo Torres é delegado de Polícia Federal. Natural de Brasília (DF), tem 44 anos e vasta experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. Nos últimos dois anos, esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, onde foi responsável pelos menores índices de homicídios da capital federal nos últimos 41 anos. Formado em Direito, Anderson Torres coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005.  Em sua trajetória, coordenou investigações e operações policiais voltadas ao controle de precursores químicos desviados para a produção de drogas no Brasil e na América do Sul e atuou, entre 2007 e 2008, como responsável pela atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. No período de 2008 a 2011, teve sob sua responsabilidade a administração da parte técnica e logística da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal. Atuou também na coordenação de comissões sobre temas relacionados à segurança pública e combate ao crime organizado na Câmara dos Deputados. Antes de integrar a Polícia Federal, Torres foi papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal. Em 2019, em reconhecimento à expressiva atuação na promoção e defesa dos direitos humanos no âmbito do Distrito Federal, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, e a Medalha do Mérito Buriti, pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade e ao Governo do Distrito Federal.


Notícias



Esta plataforma web denominada “Suramérica Abierta” visa garantir que os migrantes e atores-chave da região tenham acesso a informações atualizadas e confiáveis ​​sobre as medidas adotadas pelos governos em matéria de mobilidade humana e saúde.

A Suramérica Abierta compartilha informações abrangentes sobre as medidas implementadas, incluindo restrições de fronteira, requisitos de quarentena e testes COVID-19 para migrantes e viajantes na região. Ao fornecer informações críticas de fontes confiáveis, a plataforma web e os futuros aplicativos móveis procuram combater a desinformação e facilitar a migração e a mobilidade na região.

Fale conosco

Telefone: 
+ 55 (61) 2025-3372 
+ 55 (61) 9 9902-0378
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede, Brasília/DF. 
CEP: 70.064-900 
Correio eletrônico: 

Agenda do Georgia Renata Sanchez Diogo

SET 2021
Compromissos do dia
Missão Oficial aos Estados Unidos (Assessoria Ministro)
Ministério da Justiça e Segurança Pública.
00h00