Projetos Especiais
Além da Mostra Tecnológica, com a exposição de projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino ofertantes da educação profissional e tecnológica de todo o país, a 5ª SNEPT terá estandes especiais:
1. Cantinho do café: conduzido pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), que tem 14 hectares de lavouras cafeeiras. No Campus Muzambinho são realizadas todas as etapas do processo produtivo do café, com participação efetiva e constante dos estudantes, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação. O resultado deste trabalho será apresentado no estande.
2. Queijo e prosa: comandado pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), na rota do queijo: do Serro à Canastra.
3. Vitrine da EPT: espaço de exposição de projetos fomentados diretamente por ações da Setec/MEC:
Projeto1: Educameeple - Incubadora de Empresa (IFES)
Projeto 2: Design de biojóias (IFPA)
Projeto 3: Robô para ensino de Lógica - Labmaker (IFPR)
Projeto 4: Energife (IFSC)
Projeto 5: Polos Olímpicos (IFSP)
Projeto 6: Aprenda Mais (IFRS)
Também durante a 5ª SNEPT, ocorrerão os seguintes eventos:
- 7 de outubro, às 16h30: Prêmio “Educação Profissional para a Economia Verde” - iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), que destaca e premia projetos inovadores na área de educação profissional e tecnológica voltados para a transição do Brasil para uma economia mais sustentável;
- 8 de outubro às 16h30: Lançamento da série audiovisual “Indicações Geográficas nos Institutos Federais” - apresentação do primeiro episódio da série audiovisual, sobre projetos de Indicação Geográfica (IG) apoiados pelo MEC e desenvolvidos por Institutos Federais em todo o Brasil, e
- 9 de outubro, às 16h30: Lançamento da coleção “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil” - coletânea em cinco volumes que reúne capítulos sobre a história e a atualidade das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, articulando memória e inovação.