Resumo
O QUE É: Estratégia do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que busca complementar e ampliar as estratégias de implementação da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil, além de garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o seu desenvolvimento de maneira mais equitativa e efetiva.
ETAPA DE ENSINO: Ensino Médio.
UNIDADE RESPONSÁVEL: Secretaria de Educação Básica (SEB).
LANÇAMENTO: Novembro de 2022.
PARCEIRO: Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
OBSERVAÇÃO: Adesão Voluntária.
Apresentação
A Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) tem como objetivo promover a implementação de estratégias de educação híbrida em todos os entes federativos do país. A iniciativa proporciona a união de esforços com o compartilhamento de conhecimentos e recursos didático-pedagógicos entre seus integrantes. A Rieh também integra o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, instituído pelo Decreto nº 12.391, de 28 de fevereiro de 2025.
A Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) considera que o conceito de Educação Híbrida é pautado em um ecossistema educacional que prioriza a integração cuidadosa de conteúdos e atividades pedagógicas presenciais na instituição educacional, podendo também combinar com outras fora dela. Por exemplo, com uso do Núcleo de Inovação, Ambiente Virtual de Aprendizagem e de materiais do Repositório Digital (de forma relacional e contínua), mediados e organizados pelo planejamento-ação e protagonismo docente, conexão entre os usos de tecnologias digitais e como praticantes da cultura digital. O objetivo é a ampliação de tempos e espaços no processo educativo, respeitando o protagonismo dos estudantes, seu tempo e espaço, individual ou coletivamente.
NÚMEROS
Fonte: Coordenação-Geral de Ensino Médio 2025