Plataforma de Avaliação
RECOMPOSIÇÃO OFERECE PLATAFORMA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA TODOS ESTUDANTES
No Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, a avaliação tem como finalidade promover diagnósticos formativos e contínuos sobre o nível de aprendizagem dos estudantes, gerando evidências que orientem as ações de recomposição nas redes de ensino. Ao disponibilizar informações claras e atualizadas, busca-se apoiar gestores, equipes pedagógicas e professores na tomada de decisões fundamentadas e no planejamento de estratégias de intervenção.
O Ministério da Educação, em parceria com o CAEd/UFJF, disponibiliza gratuitamente aos entes federativos a Plataforma de Avaliação e Acompanhamento das Aprendizagens. A ferramenta nacional permite não apenas a aplicação das avaliações, mas também a integração de seus resultados com indicadores estratégicos, como o IDEB, possibilitando uma análise abrangente da aprendizagem e do fluxo escolar.
As avaliações contemplam, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), Língua Portuguesa e Matemática; e, nos anos finais (6º ao 9º ano), Língua Portuguesa — com foco em leitura e escrita —, Matemática e Ciências da Natureza. Por serem formativas e contínuas, são aplicadas em três ciclos anuais, com devolutivas rápidas, permitindo que redes e escolas utilizem os dados para ajustar o planejamento curricular, identificar habilidades defasadas e direcionar intervenções pedagógicas de forma mais assertiva.
Resultados alcançados
Ciclo I da avaliação formativa – realizado de 10 de março a 25 de abril contou com a participação expressiva de mais de 2,8 milhões de estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais, o que representa cerca de 24,3% de todas as matrículas do 6º ao 9º ano no país, de acordo com dados do Censo Escolar 2024.