Passo a passo para inscrição
Ao fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante pode concorrer a milhares de vagas ofertadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das três principais formas de ingresso na educação superior no Brasil: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Veja aqui o caminho que pode ser seguido pelo estudante após a aprovação no Enem: 
Passo a passo para inscrição no Prouni
1. Entre no Acesso Único
Acesse o site oficial: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Esse é o ambiente onde todas as etapas do processo são realizadas.
2. Clique em “Inscreva-se”
Durante o período de inscrições, haverá um botão visível para iniciar o processo. Clique nele para começar.
3. Faça login com sua conta gov.br
Use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criar uma.
4. Confirme seus dados pessoais
O sistema vai puxar suas informações do Enem e do gov.br. Verifique se estão corretas e atualize o que for necessário, como endereço, telefone e e-mail. Para quem fez as duas edições do Enem válidas para a seleção, o sistema escolherá aquela na qual foi obtida a maior nota.
5.Preencha o questionário social atentando para os critérios de classificação como
5.1 Situação escolar
Você deve declarar como concluiu o ensino médio: em escola pública, como bolsista integral em escola privada, ou outra condição prevista pelo programa.
5.2 Condição de cotista
É importante declarar se atende aos critérios para concorrer às bolsas destinadas aos seguintes perfis de cotistas: pessoas com deficiência (PCD) e/ou pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI).
6. Escolha até duas opções de curso
Você pode selecionar até duas opções de curso, instituição e turno, em ordem de preferência. O sistema mostrará as bolsas disponíveis conforme seu perfil declarado no questionário social.
7. Modalidade de concorrência
No Prouni, o próprio sistema de inscrição já apresenta ao candidato as bolsas ofertadas por cursos para a modalidade que ele irá concorrer, de acordo com o perfil definido no questionário preenchido por ele. Além da ampla concorrência, há bolsas destinadas para cotistas PCD e PPI.
8. Revise e confirme sua inscrição
Antes de finalizar, revise todas as informações. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrição, mas será considerada válida apenas a última versão confirmada.
Após o encerramento das inscrições, o sistema do Prouni faz a classificação dos candidatos com base na nota do Enem, nas opções escolhidas e na modalidade de concorrência. Os pré-selecionados devem comprovar as informações declaradas diretamente na instituição de ensino.
Se quiser mais dicas, acesse esse vídeo explicativo sobre como fazer sua inscrição.
Para escolher melhor
Busca avançada
Veja como ficou fácil ter uma referência dos programas Sisu, Prouni e Fies, com base nas notas de corte de edições anteriores. São dados que podem orientar sobre suas chances para ingressar em um curso superior.
Oferta de bolsas
Consulte aqui a oferta de bolsas da última edição (2025).