Prouni 20 anos: educação que transforma vidas
Em 2025, o Programa Universidade para Todos (Prouni) completa duas décadas de compromisso com a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. São 20 anos promovendo inclusão, ampliando oportunidades e fortalecendo trajetórias de milhões de brasileiros e brasileiras que sonham com um diploma universitário.
Desde sua criação, em 2005, o Prouni já beneficiou mais de 3,6 milhões de estudantes com bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. Com processos seletivos realizados duas vezes ao ano, o programa atende exclusivamente estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, oferecendo acesso a cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Mais do que números, o Prouni representa histórias reais de superação, conquistas e transformação social. Hoje, já são duas gerações impactadas pelo programa – jovens que ingressaram na universidade, concluíram seus cursos e, muitos deles, tornaram-se os primeiros da família a alcançar esse feito.
Para celebrar essa trajetória, convidamos a assistir aos vídeos que contam essas histórias de forma emocionante e inspiradora. Nesses depoimentos de prounistas, há mães e filhas estudantes e seus familiares orgulhosos da dedicação e superação dos jovens.
O Prouni é mais do que uma política pública, é um instrumento de cidadania, que abre portas e constrói futuros. A cada estudante contemplado, o Brasil dá um passo a mais rumo à equidade educacional.
Depoimento da estudante de medicina Brenda, de Ana Carolina e Ana Luiza, mãe e filha beneficiadas pelo programa
Depoimento de quem ingressou na universidade na primeira edição do Prouni, em 2005 e de uma pessoa cotista
Prouni 20 anos
Balanço (2005-2025)
Fonte: Sesu
Bolsistas que concluíram seus cursos de graduação: 58% dos estudantes (fora do programa, a porcentagem de concluintes de curso é de 36%)
Panorama Atual (Setembro/2025)
- 644.155 bolsistas beneficiados
- 543.428 (84% do total) estudam com Bolsa Integral
- 1.865 instituições de ensino participantes
(Fonte: SisProuni)
Maioria do público
- Mulheres: 56%
- Negros: 55%
Ranking de bolsas por região do País
- Sudeste: 45,78%
- Nordeste: 19,60%
- Sul: 18,21%
- Centro-Oeste: 9,19%
- Norte: 7,23%
Curso que mais ofertou bolsas
- Administração: 11%