RESUMO
O QUE É: Programa que oferta bolsas de estudo a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior, para cursarem graduação e cursos sequenciais de formação específica em instituições particulares de ensino superior. As bolsas são de dois tipos: integrais (cobrem todo o valor da mensalidade do curso) e parciais (cobrem a metade do valor da mensalidade).
ETAPA DE ENSINO: Educação Superior.
UNIDADE RESPONSÁVEL: Secretaria de Educação Superior (Sesu).
LANÇAMENTO: 2005.
APRESENTAÇÃO
O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, oferta bolsas de estudo integrais, que corresponde ao valor total da mensalidade do curso, tornando-o totalmente gratuito para o estudante, e parciais, que corresponde a 50% do valor da mensalidade do curso. As bolsas são para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior.
Duas vezes ao ano, o Prouni abre inscrições para selecionar os participantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O público é o estudante brasileiro sem diploma de nível superior que comprove possuir renda média por pessoa da família de acordo com os critérios exigidos para cada tipo de bolsa. A inscrição nos processos seletivos do Prouni é sempre gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no portal Acesso Único.
O Prouni tem impacto social relevante: em seus 20 anos de existência, mais de 3,6 milhões de estudantes foram beneficiados, com destaque para mulheres e pessoas negras. Segundo o Censo da Educação Superior de 2023, 58% dos bolsistas concluíram a graduação, sendo esse índice bem superior ao dos estudantes fora do programa, que foi de 36%.
Prouni 2025
Fonte: Sesu (setembro de 2025)