Jovem Parlamentar do Mercosul eleito para a etapa internacional
Marcos Vinícius dos Santos Souza
Cidade: Prudente de Moraes
Minas Gerais
Projeto: Nascentes Vivas: Juventude em ação na recuperação das nascentes
O projeto 'Nascentes Vivas: Juventude em ação na recuperação das nascentes' consiste em enfrentar o problema da degradação das nascentes na região que afeta diretamente a disponibilidade de água devido à irregularidade dos regimes de chuva, ocasionado pelas mudanças climáticas. O projeto se propõe a mapear e recuperar áreas de nascentes com a colaboração de jovens, estudantes e toda comunidade escolar, promovendo um movimento de conscientização e ação ambiental por meio de campanhas educativas e ações de plantio de árvores nativas. Esses esforços visam criar uma barreira natural que proteja os recursos hídricos e promova a infiltração da água no solo, garantindo um fluxo hídrico mais estável, ao mesmo tempo, ajudando a manter a biodiversidade local. É necessário a
conscientização do impacto ambiental, pois o que afeta a natureza atinge diretamente a vida.
1º suplente
Amanda Emanuelly Rodrigues da Costa
Cidade: Sarzedo
Minas Gerais
Projeto: Escolas Sustentáveis
As condições do mundo atual em que vivemos torna cada vez mais indispensável falar sobre as questões ambientais, já que estamos enfrentando uma série de desastres causados pelas mudanças climáticas e por impactos ambientais de diferentes tipos. Diante dessa realidade, é necessário que tomemos medidas para reverter essa situação e construir um mundo melhor e mais sustentável.
O projeto das escolas sustentáveis surge como uma iniciativa para minimizar esses efeitos e promover a conscientização ambiental, a partir da criação de grupos voltados às questões ambientais, formados por estudantes e orientadores. Esse projeto abre espaço para o protagonismo juvenil ao permitir que os jovens desenvolvam habilidades de colaboração, trabalho em equipe e criatividade enquanto elaboram soluções para criar ambientes mais sustentáveis. Além disso, ele tem um impacto significativo na sociedade ao formar indivíduos comprometidos com a preservação do meio ambiente tanto local quanto regional.
2º suplente
Vandson Gabriel de Freitas Souza
Cidade: Montezuma
Minas Gerais
Projeto: Integração regional e sustentabilidade
Meu projeto visa destinar créditos de carbono e partes de mutas ambientais dos países do Mercosul para as comunidades tradicionais.
João Ricardo Nunes Zeferino
Cidade: Itabira
Minas Gerais
Projeto: Corredores Verdes e um Dia Verde no Mercosul
O projeto “Corredores Verdes e Dia Verde no Mercosul” visa combater a degradação ambiental e a perda de áreas verdes em cidades mineradoras da região do
Mercosul, regiões que enfrentam intensa exploração mineral e expansão urbana. Esses fatores têm contribuído para a destruição de habitats naturais, o aumento das
temperaturas urbanas e a piora na qualidade do ar, além de elevar o risco de enchentes. A ausência de áreas verdes aumenta a temperatura local e compromete
a resiliência das cidades frente às mudanças climáticas, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
O principal público-alvo são estudantes de escolas públicas de cidades mineiras e suas comunidades, com envolvimento ativo dos governos locais e suporte técnico de
especialistas ambientais. O projeto visa criar corredores verdes nas cidades, criando áreas de vegetação contínua conectando ecossistemas e promovendo a biodiversidade.
Ana Clara Gomes Barbosa
Cidade: São João das Missões
Minas Gerais
Projeto: BioCircuito Mata Seca: Revitalização do Rio Itacarambi
O Rio Itacarambi, localizado em São João das Missões, Minas Gerais, é fundamental para a comunidade local, fornecendo água, alimentos e suporte para a agricultura familiar. No entanto, o rio sofre com problemas como poluição, degradação de margens e perda de biodiversidade.
Este projeto visa envolver estudantes do ensino médio em um processo de conscientização e ação prática para revitalizar o rio. A proposta combina pesquisa, educação ambiental, ações de revitalização e engajamento comunitário. Os objetivos incluem:
- Conscientizar os estudantes sobre a importância da conservação ambiental
- Realizar atividades práticas que impactem positivamente no rio
- Mobilizar a comunidade local em prol da sustentabilidade
O projeto visa inspirar uma cultura de cuidado e respeito pela natureza, garantindo um legado positivo para as futuras gerações.
Thayanne Maria Lourenço Lima
Cidade: Lima Duarte
Minas Gerais
Projeto: A Integração Regional e as Mudanças Climáticas
As queimadas são um problema recorrente que atinge as áreas rurais e Unidades de Conservação, como parques, reservas ecológicas e outras categorias de áreas de proteção ambiental. A prática contribui para a poluição do ar, a perda da biodiversidade e de espécies endêmicas, desequilibra o ciclo hidrológico, prejudica os solos e a saúde humana. Todos os anos, no período da estiagem, o município de Lima Duarte e áreas vizinhas enfrentam as consequências dessa prática que ocorre de forma criminosa ou inconsciente dos danos que acabam acarretando. O projeto visa a elaboração de ações que levem a conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção de queimadas, através da parceria com entidades governamentais e privadas. Ações de educação ambiental serão propostas em consonância com o curso técnico em Agroecologia, fornecido pela Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, situada no município de Lima Duarte - MG.