Como Funciona
A criação de Grupos PET ocorre por meio de processo seletivo regido por edital definido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC. Já os processos seletivos para tutores e discentes ocorrem no âmbito de cada instituição de ensino.
Expansão do PET em 2024 – Edital nº 04/2024
Como parte das ações de expansão e fortalecimento do programa, o MEC/Sesu lançou o Edital nº 04/2024, de 10 de julho de 2024.
Por meio de edital foram selecionados 45 novos grupos PET Temáticos, com foco em políticas públicas estratégicas, temáticas emergentes e ações afirmativas. As propostas foram organizadas em cinco lotes temáticos:
Lote I – Integridade da Informação
Criação de até 10 grupos dedicados ao fortalecimento da integridade do ecossistema informacional digital. As ações incluem o combate à desinformação, educação midiática e temas como saúde pública, mudanças climáticas e tecnologias emergentes, como inteligência artificial.
Lote II – Encontro de Saberes
Criação de até 10 grupos com foco na curricularização da extensão a partir dos saberes populares. Os grupos atuam em comunidades urbanas, rurais, quilombolas ou indígenas, com participação exclusiva de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Lote III – Educação do Campo, das Águas e das Florestas
Criação de até 10 grupos voltados à formação de professores em cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com abordagem interdisciplinar e metodologias de formação em alternância.
Lote IV – Educação Antirracista
Criação de até 10 grupos com propostas para o combate ao racismo, valorização da diversidade étnico-racial e fortalecimento da educação escolar quilombola no contexto universitário.
Lote V – Manejo Florestal Comunitário na Amazônia
Criação de até 5 grupos com foco no fortalecimento de práticas sustentáveis de manejo florestal realizadas por Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) da Amazônia. As propostas devem estar vinculadas a cursos de Engenharia Florestal e/ou Agronomia, priorizando estudantes pertencentes a PCTs, conforme o Decreto nº 6.040/2007.
Essa ampliação do PET promovida pela Sesu, a partir de 2024, reforça o compromisso do MEC com a excelência acadêmica, a inclusão social e o papel transformador da educação.