Rumo Certo
A Estratégia Pedagógica Rumo Certo, instituída pela Portaria nº 496/2025, em 7 de julho de 2025, coordena ações sistêmicas e permanentes de prevenção, mitigação e superação da evasão e do abandono escolar dos estudantes do ensino médio beneficiários do programa Pé-de-Meia.
A iniciativa é executada em quatro frentes de ação:
-
estruturação da governança e da gestão da política;
-
formação de profissionais da educação em áreas como gestão de dados, práticas pedagógicas e gestão escolar;
-
aprimoramento da gestão dos dados de matrícula e frequência;
-
desenvolvimento de ações preventivas contra a reprovação, o abandono e a evasão escolar.
Renapem
Para executar a estratégia em território nacional, a Portaria nº 496/2025 também instituiu a Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem). A Renapem atua de forma articulada entre Governo Federal e secretarias de educação para fornecer apoio técnico e metodológico às redes de ensino estaduais e municipais, propor o aprimoramento dos sistemas de monitoramento dos índices de evasão escolar, assim como apoiar as redes educacionais no desenvolvimento de ações preventivas contra o abandono escolar.
A Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem) é composta por uma coordenação nacional, formada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, e coordenações estaduais, com até dois articuladores de gestão de sistema e dois articuladores de gestão pedagógica, indicados pelas secretarias de educação.
As estratégias de enfrentamento aos problemas-chave ligados ao Pé-de-Meia são construídas de forma colaborativa entre MEC, os estados e o Distrito Federal, com base nas especificidades e demandas locais de cada rede de ensino.
Um dos pilares é a formação de profissionais de educação nas atividades relacionadas ao programa Pé-de-Meia e da Estratégia Pedagógica Rumo Certo para que professores e educadores possam adaptar, em conjunto com o MEC, as ações propostas pela Renapem à realidade dos alunos.