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Atualizado em 29/01/2025 09h51

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O Ministério da Educação vai ofertar aproximadamente 40 mil vagas de especialização para professores, formadores e gestores de redes públicas de ensino, no âmbito de seus programas prioritários para a educação básica, entre eles: o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola das Adolescências, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas e para as áreas de Matemática e Educação Infantil. A iniciativa faz parte do Eixo de Formação do Programa Mais Professores para o Brasil, cujo objetivo é fortalecer a formação continuada dos profissionais da educação básica.  

ESPECIALIZAÇÕES PARA PROFESSORES 

EDUCAÇÃO INFANTIL 

Objetivo
Formar especialistas que possam utilizar estratégias inovadoras que possibilitem a aprendizagem de todos os estudantes. 

Público-Alvo
Professores da educação básica. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma híbrida, com encontros síncronos e à distância, com atividades que articulem teoria e prática, no âmbito da área de atuação dos docentes. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Universidade Federal de São Carlo
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 

Para participar

  • Redes de ensino: o MEC enviará ofício em abril para que indiquem os participantes via SIMEC. 

  • Professores formadores: caso tenham interesse em participar da especialização, entrem em contato com a sua rede para manifestá-lo. As redes indicarão os participantes até o final do primeiro semestre. 

Sobre os cursos

  1. Especialização em Docência na Educação Infantil (5.000 vagas) - no âmbito da política para a Educação Infantil 

PROGRAMA ESCOLA DAS ADOLESCÊNCIAS

Objetivo
Formar especialistas que possam utilizar estratégias inovadoras que possibilitem a aprendizagem de todos os estudantes. 

Público-Alvo
Professores da educação básica. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma híbrida, com encontros síncronos e à distância, com atividades que articulem teoria e prática, no âmbito da área de atuação dos docentes. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal do Piauí 

Para participar

  • Redes de ensino: o MEC enviará ofício em abril para que indiquem os participantes via SIMEC.

  • Professores formadores: caso tenham interesse em participar da especialização, entrem em contato com a sua rede para manifestá-lo. As redes indicarão os participantes até o final do primeiro semestre. 

Sobre os cursos

  1. Especialização focada em Adolescências e Equidade (8.000 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

 ESPECIALIZAÇÕES PARA FORMADORES 

ALFABETIZAÇÃO E MATEMÁTICA 

Objetivo
Formar especialistas que possam aplicar práticas de formação inovadoras adquiridas nos cursos, fortalecendo a atuação da formação continuada nas redes de ensino. 

Público-Alvo
Professores que atuam como técnicos das Secretarias Estaduais, Municipais e Distritais que irão desempenhar a atribuição de formador de professores nas redes de ensino. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma síncrona, com dois encontros presenciais, com foco em práticas de formação inovadoras. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento receberão um certificado de Especialista para Formação de Formadores com a especificação da respectiva área para a qual concluiu, devendo apresentar ao final da especialização um relatório descritivo da formação realizada. Os técnicos indicados pelas respectivas secretarias assumirão o compromisso de realizar a aplicação das formações em seus territórios. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal do Piauí 

Para participar

  • Redes de ensino têm até o dia 29/1 para indicar os participantes via SIMEC 

  • Professores formadores: fiquem atentos, caso tenham sido indicados, podem encaminhar os documentos para inscrição por meio do link.

Sobre os cursos

  1. Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 1º e 2º anos (800 vagas) - no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 

  1. Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização – 3º ao 5º ano (800 vagas) - no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 

  1. Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Iniciais (800 vagas) - no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 

  1. Especialização para Formação de Formadores em Matemática – Anos Finais (800 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

Total: 3.200 vagas 

PROGRAMA ESCOLA DAS ADOLESCÊNCIAS 

Objetivo
Formar especialistas que possam aplicar práticas de formação inovadoras adquiridas nos cursos, fortalecendo a atuação da formação continuada nas redes de ensino. 

Público-Alvo
Professores que atuam como técnicos das Secretarias Estaduais, Municipais e Distritais que irão desempenhar a atribuição de formador de professores nas redes de ensino. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma síncrona, com dois encontros presenciais, com foco em práticas de formação inovadoras. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento receberão um certificado de Especialista para Formação de Formadores com a especificação da respectiva área para a qual concluiu, devendo apresentar ao final da especialização um relatório descritivo da formação realizada. Os técnicos indicados pelas respectivas secretarias assumirão o compromisso de realizar a aplicação das formações em seus territórios. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal do Piauí 

Para participar

  • Redes de ensino: o MEC enviará ofício em abril para que indiquem os participantes via SIMEC. Fiquem atentas! 

  • Professores formadores: caso tenham interesse em participar da especialização, entrem em contato com a sua rede para manifestá-lo. As redes indicarão os participantes até o final do primeiro semestre. 

Sobre os cursos

  1. Especialização para Formação de Formadores: Matemática para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: História para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Geografia para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Ciências para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Artes para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Educação Física para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Língua Portuguesa para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

  1. Especialização para Formação de Formadores: Língua Estrangeira para uma escola das adolescências (2.160 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências 

Total: 17.280 vagas 

ESPECIALIZAÇÕES PARA GESTORES 

ESCOLA DAS ADOLESCÊNCIAS (ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL) 

Objetivo
Formar gestores municipais que possam utilizar planejar e implementar políticas de educação digital e conectividade nas suas redes municipais. 

Público-Alvo
Gestores municipais. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma híbrida, com encontros síncronos e à distância, com atividades que articulem teoria e prática, no âmbito da sua atuação. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal do Piauí 

Para participar

  • Redes de ensino: o MEC enviará ofício em abril para que indiquem os participantes via SIMEC. Fiquem atentas! 

  • Professores formadores: caso tenham interesse em participar da especialização, entrem em contato com a sua rede para manifestá-lo. As redes indicarão os participantes até o final do primeiro semestre. 

Sobre os cursos

  1. Especialização em gestão de políticas públicas educacionais e transformação digital (700 vagas) - no âmbito do Programa Escolas das Adolescências  

ESTRATÉGIA NACIONAL ESCOLAS CONECTADAS 

Objetivo
Formar gestores municipais que possam utilizar planejar e implementar políticas de educação digital e conectividade nas suas redes municipais. 

Público-Alvo
Gestores municipais. 

Metodologia
Os cursos de especialização serão realizados de forma híbrida, com encontros síncronos e à distância, com atividades que articulem teoria e prática, no âmbito da sua atuação. 

Universidade ofertante

  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Universidade Federal de São Carlos
  • Universidade Federal do Pará
  • Universidade Federal do Mato Grosso do Sul 

Para participar

  • Redes de ensino: o MEC enviará ofício em abril para que indiquem os participantes via SIMEC. Fiquem atentas! 

  • Professores formadores: caso tenham interesse em participar da especialização, entrem em contato com a sua rede para manifestá-lo. As redes indicarão os participantes até o final do primeiro semestre. 

Sobre os cursos

  1. Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica Na Educação Básica (5.570 vagas) - no âmbito da Estratégia Nacional Escolas Conectadas 

Total: 6.400 vagas 

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