Indicadores do VAAR
O cumprimento das condicionalidades é necessário para o recebimento do VAAR. No entanto, além disso, é preciso que as redes habilitadas nas condicionalidades tenham avançado em indicadores calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep, com base em dados do Censo Escolar e em resultados de avaliações nacionais.
O indicador de atendimento diz respeito à matrícula ou à presença das crianças, adolescentes e jovens nas instituições de ensino e, a permanência desses estudantes na escola. Apesar de que o acesso escolar que tende à universalização, vê-se que o abandono e a evasão escolares estão presentes ao longo de toda a trajetória escolar e são os maiores desafios atuais para garantir e assegurar o atendimento universal na educação básica. Em outras palavras este indicador é utilizado para captar nuances como o abandono escolar, concomitantemente, com a diminuição das desigualdades sociais educacionais.
O indicador de aprendizagem avalia o desempenho dos estudantes com base nos resultados do Saeb e analisa se os alunos evoluíram nos resultados educacionais com atenção à superação das desigualdades que tanto marcam a trajetórias de crianças e jovens no Brasil e a evolução do conhecimento dos estudantes em competências essenciais como língua portuguesa e matemática. Este indicador é fundamental para orientar as políticas educacionais em direção à equidade e à eficácia, mas também um progresso significativo na qualidade do ensino e na diminuição das desigualdades sociais e educacionais.
Portanto, para os indicadores, é essencial que as redes prestem as informações no Censo, garantam a ampla participação no Saeb e fortaleçam ações de enfretamento do abandono escolar e de melhoria da aprendizagem.
O vídeo abaixo traz importantes contribuições sobre os Indicadores do VAAR: