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Despesas com Educação

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Atualizado em 17/02/2025 14h42

Para garantir o Direito à Educação, muitas coisas são necessárias: professores qualificados, apoio pedagógico e administrativo, escolas equipadas, água, energia, internet. Os estudantes precisam de transporte para chegar até a escola, material didático. Muitas coisas são essenciais para a educação, mas nem tudo pode entrar nessa conta.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996) define quais despesas são consideradas tipicamente como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), ou seja, aquelas que podem ser custeadas com recursos direcionados à Educação:

I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

O pagamento de pessoal é uma das principais despesas da Educação, mas muitas vezes surgem dúvidas sobre quem são os profissionais da
educação. A Lei nº 14.113/2020, conhecida como Lei do Fundeb, esclarece no art. 26, inciso II, que os profissionais da educação básica
são: docentes, profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar,
planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico, e profissionais de funções
de apoio técnico, administrativo ou operacional, em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica.

Note que a lista de profissionais é bem ampla, pois a educação exige múltiplos saberes. Porém, esses gastos com pessoal só podem ser
realizados com recursos da Educação quando os profissionais não estão em outras funções. Por isso, a LDB em seu artigo 71, inciso VI, proíbe
pagamentos com recursos da educação para pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade
alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino. 

Um dos principais mecanismos de financiamento da Educação, o Fundeb, prevê que pelo menos 70% dos recursos sejam direcionados para o pagamento de profissionais da Educação. Além destes, outros profissionais são muito importantes para a garantia do Direito à Educação. Podemos citar o caso dos psicólogos e assistentes sociais que, embora não sejam considerados profissionais da educação, podem ser remunerados com recursos na educação, conforme prevê a Lei do Fundeb, tal como está indicado no Artigo 26-A da Lei nº 14.113/2020.

II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

Toda infraestrutura necessária para garantir a educação pode ser custeada com recursos de MDE, tais como: construções, reformas, ampliações, aquisição de mobiliário, laboratórios, equipamentos para o bom funcionamento das instituições, dentre outros.

Porém, o art. 71 também traz exceção: obras de infraestrutura, que não são vinculados diretamente ao ensino, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar, não pode ser custeada com MDE.

Essa proibição é para que não sejam utilizados recursos da educação para coisas que vão além dela, por exemplo, a instalação de rede de esgoto na região da escola; a melhoria da rede elétrica externa a escola; o asfaltamento das ruas próximas. Tudo isso é importante, mas são gastos de infraestrutura que não podem ser custeados com os recursos da Educação.

III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

A utilização de qualquer espaço requer manutenção e, algumas vezes, custos para o seu uso. Todos os gastos diretamente ligados ao ensino podem ser custeados com recursos da educação, sejam bens (imóveis, móveis...) ou serviços.

Assim como nos demais itens, é importante perceber que não há uma lista específica de tipos de bens ou serviços que podem ser custeados com recursos da educação. Isso acontece, porque  não é  o tipo de bem ou serviço, mas a sua relação com a finalidade educativa que define se  poderá ou não ser considerado MDE.

Ter informações sobre a educação é primordial para garantir sua oferta com qualidade. Uma rede de ensino precisa saber quantas pessoas estão fora da escola, como estão distribuídos seus equipamentos e seu pessoal mais qualificados. Enfim, diversos estudos e pesquisas podem auxiliar os gestores a tomar melhores decisões. E esses gastos podem ser feitos com recursos da educação, desde que estejam vinculadas diretamente às instituições de ensino, visando ao aprimoramento da qualidade e à expansão da educação. Nestes casos a LDB proíbe pesquisas quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, fundamentalmente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão.

IV - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

Para que as instituições de ensino funcionem e a Educação seja garantida, há diversas atividades que precisam ser realizadas: administrativas, de limpeza, de vigilância. Essas atividades são custeadas com recursos da Educação, mas apenas aquelas que são direcionadas a garantir o funcionamento das redes de ensino.

V - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

A LDB também prevê a concessão de bolsas de estudos, tema que precisa ser avaliado em conjunto a com a previsão do art. 213 da Constituição Federal de 1988, o qual estabelece que os recursos públicos serão destinados às escolas púbicas, podendo ser
dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, que comprovem finalidade não-lucrativa e aplique seus excedentes financeiros em educação e assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional ou ao Poder público, no caso de encerramento de suas atividades.

Os recursos públicos poderão ser destinados a bolsas de estudos para a educação básica para os que demonstrarem insuficiência de recursos e caso haja falta de vagas e cursos regulares da rede pública próxima ao domicílio do educando. Ainda assim, o Poder Público fica obrigado a investir prioritariamente na expansão da sua rede local. A Lei 14.113/2020 que trata sobre o Fundeb, também dispõe que, para as instituições
comunitárias, confessionais, filantrópicas e conveniadas possam receber recursos, elas precisam, simultaneamente, oferecer: igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola e o atendimento educacional gratuito a todos os seus alunos; comprovar finalidade não lucrativa e aplicar seus excedentes financeiros em educação; assegurar a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional que ofereça educação básica, atender a padrões mínimos de qualidade definidos pelo órgão normativo do sistema de ensino, inclusive, obrigatoriamente, ter aprovados seus projetos pedagógicos; ter Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social.

VI - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

As operações de crédito podem ser amortizadas ou custeadas, desde que os créditos a que se referem tenham sido feitos especificamente para gastos com MDE, ou seja, com os outros itens desta lista.

VII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

A LDB esclarece também que ações de aquisição de material didático-escolar podem ser custeados com recursos da Educação.

Atualmente, é importante considerar que os materiais didáticos não são apenas os físicos, mas também os digitais. Trata-se de uma nova realidade, que a LDB, por estar focada na finalidade do gasto e não nos itens específicos, comporta nas suas previsões.

Além disso, também é reconhecido que o transporte escolar é necessário à educação e, portanto, pode ser custeado com recursos de MDE. Note-se que o transporte aqui previsto é o transporte dos estudantes.

Porém, nem tudo é considerado despesa própria da Educação. Por exemplo, assistência alimentar, médica e social são ações fundamentais para crianças e jovens, que contribuem positivamente para a Educação, mas não estão restritas às finalidades educacionais. Por isso, não são consideradas despesas da Educação aquelas de:

IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

VIII – realização de atividades curriculares complementares voltadas ao aprendizado dos alunos ou à formação continuada dos profissionais da educação, tais como exposições, feiras ou mostras de ciências da natureza ou humanas, matemática, língua portuguesa ou língua estrangeira, literatura e cultura.   (Incluído pela Lei nº 14.560, de 2023)

Este item foi incluído em 2023, pela Lei nº 14.560, e serve para reafirmar o caráter amplo da educação, esclarecendo que não são despesas típicas do ensino apenas aquelas voltadas à sala de aula, mas também as que promovem ações para a formação integral do estudante. As atividades citadas são apenas exemplificativas. Além disso, embora a norma fale em atividades complementares, é relevante que esse tipo de ação seja também integrado ao currículo, a fim de favorecer a formação na perspectiva da educação integral.

Para garantir o Direito à Educação, diversas despesas são geradas. Então, é preciso contar com recursos que cubram esses gastos. Há, também, diversas fontes de financiamento. Ao trabalhar com cada uma delas, é preciso verificar quais despesas são permitidas com cada tipo de recurso. Veja alguns exemplos:

 Programa/Ação

MDE

Critério específico

Salário-Educação

Sim

Não permite gastos com pessoal. Todo o restante de MDE é permitido.

Fundeb

Sim

Permite gastos com MDE, mas há alguns critérios específicos que precisam ser observados (ver tópico do Fundeb)

Programa Dinheiro Direto na Escola

Sim

De acordo com as regras da ação específica.

Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar

Sim

Podem ser custeados apenas gastos para garantir o transporte dos estudantes.

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Não

Permite aquisição apenas de gêneros alimentícios

Recursos vinculados à Educação (percentual de impostos)

Sim

Parte dos recursos é subvinculado ao Fundeb

Programa Escola em Tempo Integral

Sim

Não são permitidos gastos com a folha de pessoal preexistente, para não descumprir o Art. 167 da Constituição.

Transferências discricionárias, a exemplo dos termos de compromisso

-

O recurso deve ser utilizado no objeto definido no Termo de Compromisso

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