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Atualizado em 30/12/2020 12h30

ACESSO E PERMANÊNCIA DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR

Lançada pelo Ministério da Educação e pela UNESCO em 2004, a Coleção Educação para Todos, é um espaço para divulgação de textos, documentos, relatórios de pesquisas e eventos, estudos de pesquisadores, acadêmicos e educadores nacionais e internacionais, que tem por finalidade aprofundar o debate em torno da busca da educação para todos.

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Acesso e permanência da população negra no ensino superior

AÇÕES AFIRMATIVAS E COMBATE AO RACISMO NAS AMÉRICAS

A Coleção Educação para Todos, lançada pelo Ministério da Educação e pela UNESCO em 2004, é um espaço para divulgação de textos, documentos, relatórios de pesquisas e eventos, estudos de pesquisadores, acadêmicos e educadores nacionais e internacionais, que tem por finalidade aprofundar o debate em torno da busca da educação para todos

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Ações Afirmativas e combate ao racismo nas Américas
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ATLAS DA VIOLÊNCIA 2017

Já no primeiro dia de 2017, uma rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, deixou um rastro de sangue com 56 mortos. Duas semanas depois, mais 26 assassinatos em um massacre num presídio no Rio Grande do Norte. Outras rebeliões se seguiram em prisões em vários estados brasileiros nos primeiros meses do ano, revelando mais uma vez a completa falência do sistema de execução penal nacional.

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Atlas da Violência 2017
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CONTRIBUIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10 639

Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei 10.639/2003

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Contribuições para implementação da Lei 10 639
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DIMENSÕES DA INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO MERCADO DE TRABALHO, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

No momento em que o debate sobre a democratização da educação brasileira ganha contornos mais abrangentes, o reconhecimento e o entendimento de questões antes secundarizadas são fortalecidos. Os esforços do Governo Lula para a implementação da Lei no 10.639/03 – que contempla a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras – e o advento de políticas públicas voltadas para a promoção do acesso da população negra às universidades brasileiras demonstram as modifi cações em curso.

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Dimensões da inclusão no ensino médio mercado de trabalho, religiosidade e educação escolar quilombola
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DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Um dos desafios posto pela contemporaneidade às políticas educacionais é o de garantir, contextualizadamente, o direito humano universal, social inalienável à educação. O direito universal deve ser analisado isoladamente em estreita relação com outros direitos, especialmente, dos direitos civis e políticos e dos direitos de caráter subjetivo, sobre os quais a educa- ção incide decisivamente.

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Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: Diversidade e Inclusão
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DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE

É indubitável o fato de que nós, brasileiros, vivemos numa sociedade complexa, plural e desigual. A nossa diversidade e pluralidade, contudo não se exibe só através das diferentes culturas constituintes da população.

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Diversidade na Universidade 

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EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA CAMINHOS ABERTOS PELA LEI FEDERAL Nº 10.63903

Enfrentar a injustiça nos sistemas educacionais do Brasil é um desafio e, mais do que isso, um dos principais objetivos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). Em nome dessa empreitada, a Secad compôs-se de quatro departamentos, sendo um deles o Departamento de Educação para Diversidade e Cidadania (DEDC).

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Educação anti-racista caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.63903

e31ace2a15a7c70645ad83df9ecd43b0_L.jpgEDUCAÇÃO COMO EXERCÍCIO DE DIVERSIDADE

A construção de uma efetiva agenda social para o Brasil pressupõe a definição de estratégias políticas que contemplem não somente o setor da educação nas suas diversas dimensões e níveis, mas também os segmentos que compõem a sociedade brasileira, com as suas necessidades específicas de aprendizagem.

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Educação como exercício de diversidade 

c82cc4e14a1d2c8c8ffff9840d24b558_L.jpgEDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

Este livro nasce de uma necessidade de ampliar a disseminação, no âmbito daqueles que fazem a gestão da coisa pública, mas não apenas nesse espaço, do salutar hábito de provocar a reflexão sobre o simbolismo que marca o dia Vinte de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.
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Educação e ações afirmativas 

ESTÓRIAS QUILOMBOLAS

Desde os mais remotos tempos da humanidade, a "contação" de estórias constitui um poderoso meio de transmissão de conhecimento. Nas culturas tradicionais, as estórias informam e formam as futuras gerações. Relatam um passado de luta, de adversidade, de resistência dos nossos ancestrais.

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Estórias Quilombolas - Capa
Estórias Quilombolas - Miolo

48ee1e8a0a8f50dce4f8cb9ab418e211_L.jpgHISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO E OUTRAS HISTÓRIAS

O Brasil, país com a segunda maior população negra do mundo – atrás apenas da Nigéria –, conseguiu ao longo de sua história produzir um quadro de extrema desigualdade entre os grupos étnico-raciais negro e branco.
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História da Educação do Negro e outras histórias

HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA

Em 1964, a UNESCO dava início a uma tarefa sem precedentes: contar a história da África a partir da perspectiva dos próprios africanos. Mostrar ao mundo, por exemplo, que diversas técnicas e tecnologias hoje utilizadas são originárias do continente, bem como provar que a região era constituída por sociedades organizadas, e não por tribos, como se costuma pensar.

Quase 30 anos depois, 350 cientistas coordenados por um comitê formado por 39 especialistas, dois terços deles africanos, completaram o desafio de reconstruir a historiografia africana livre de estereótipos e do olhar estrangeiro. Estavam completas as quase dez mil páginas dos oito volumes da Coleção História Geral da África, editada em inglês, francês e árabe entres as décadas de 1980 e 1990.

Além de apresentar uma visão de dentro do continente, a obra cumpre a função de mostrar à sociedade que a história africana não se resume ao tráfico de escravos e à pobreza. Para disseminar entre a população brasileira esse novo olhar sobre o continente, a UNESCO no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (SECAD/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), viabilizaram a edição completa em português da Coleção, considerada até hoje a principal obra de referência sobre o assunto.

O objetivo da iniciativa é preencher uma lacuna na formação brasileira a respeito do legado do continente para a própria identidade nacional.

O Brasil e outros países de língua portuguesa têm agora a oportunidade de conhecer a Coleção História Geral da África em português. A coleção foi lançada em solenidade, em Brasília, com a presença dos ministros de Educação e Cultura.

Faça aqui o download da coleção.

MINAS DE QUILOMBO - LIVRO DO ALUNO

Enfrentar a injustiça no sistema educacional brasileiro é um desafio e, mais do que isso, um dos principais objetivos do Ministério da Educação (MEC). Para atender a esse desafio, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), vem apoiando e fomentando ações voltadas para atender aos diversos segmentos da sociedade brasileira, como os povos indígenas, a população negra dos meios urbano e rural e, particularmente, as comunidades de áreas de remanescentes de quilombos.

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Minas de Quilombo - Livro do aluno

MINAS DE QUILOMBO - LIVRO DO PROFESSOR

Enfrentar a injustiça no sistema educacional brasileiro é um desafio e, mais do que isso, um dos principais objetivos do Ministério da Educação (MEC). Para atender a esse desafio, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), vem apoiando e fomentando ações voltadas para atender aos diversos segmentos da sociedade brasileira, como os povos indígenas, a população negra dos meios urbano e rural e, particularmente, as comunidades de áreas de remanescentes de quilombos.
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Minas de Quilombo - Livro do professor - Capa 
Minas de Quilombo - Livro do professor - Miolo 

O PROGRAMA DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE E A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL ANTI-RACISTA

Nas últimas décadas, o Estado brasileiro assumiu compromissos que envolvem diretamente a eliminação de práticas de racismo e das diversas formas de discriminação, dentre elas as dirigidas a grupos étnico-raciais. Em balanço recente sobre a agenda do Ministério da Educação, com foco nas políticas públicas afirmativas, constatou-se que o enfrentamento desse quadro exige a integração das perspectivas universalistas e diferencialistas na elaboração de uma política educacional orientada pelos valores da diversidade e do direito à diferença.
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O Programa Diversidade na Universidade e a construção de uma política educacional anti-racista

077ab55046ce80eaf9a3ddea999597ca_L.jpgORIENTAÇÕES E AÇÕES

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), tem o prazer de apresentar Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
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Orientações e Ações - Capa
Orientações e Ações - Miolo

QUILOMBOS - ESPAÇO DE RESISTÊNCIA - LIVRO DO ALUNO

Quilombos - Espaço de Resistência - Livro do aluno
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Quilombos - Espaço de Resistência - Livro do aluno - Miolo 
Quilombos - Espaço de Resistência - Livro do aluno - Capa

f4b6dca0e2911082f0eb6e1df1a0e11d_L.jpgQUILOMBOS - ESPAÇO DE RESISTÊNCIA - LIVRO DO PROFESSOR

A partir de todas as informações anteriormente trabalhadas, vocês podem estabelecer um quadro comparativo da situação dos/as quilombolas ontem e hoje.
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Quilombos - Espaço de Resistência - Livro do professor - Capa
Quilombos - Espaço de Resistência - Livro do professor - Miolo

c889234799e865bbe90cee71f6cd2e53_L.jpgSUPERANDO O RACISMO NA ESCOLA

A formação cultural do Brasil se caracteriza pela fusão de etnias e culturas, pela contínua ocupação de diferentes regiões geográficas, pela diversidade de fisionomias e paisagens e também pela multiplicidade de visões sobre a miscigenação em sentido amplo, algumas ainda presas à desinformação e ao preconceito.
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Superando o Racismo na Escola - Capa
Superando o Racismo na Escola - Miolo

9b2c4b44fb86522964124ed80d03c5e8_L.jpgYOTÉ

Yoté - Caixa / Peças / Tabuleiro / Regras
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Yoté - Caixa
Yoté - Peças
Yoté - Tabuleiro
Yoté - Regras

71f67488b0857639cee631943a3fc6fa_L.jpgYOTÉ - LIVRO DO ALUNO

Yoté é um jogo de estratégia dos povos africanos. Ele pode ser praticado por dois ou mais jogadores(as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal, Guiné e Gâmbia.
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Yoté - Livro do Aluno - Capa
Yoté - Livro do Aluno - Miolo

e2bf3b11df0b872112757f1c2fee6e32_L.jpgYOTÉ - LIVRO DO PROFESSOR

Yoté é um jogo de estratégia dos povos africanos. Ele pode ser praticado por dois ou mais jogadores(as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal, Guiné e Gâmbia.
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Yoté - Livro do Professor - Capa 
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