A formação de professores no uso pedagógico das tecnologias digitais é um dos principais pilares para transformar a conectividade em aprendizagem significativa. Para que a tecnologia faça parte das práticas escolares com intencionalidade e propósito, é fundamental que os docentes estejam preparados para integrá-la aos conteúdos curriculares, desenvolver competências digitais e adaptar metodologias conforme os desafios do seu território.O desenvolvimento dos saberes digitais envolve também a compreensão crítica e ética do mundo digital, incluindo aspectos como cidadania digital, segurança, colaboração em rede e participação ativa na cultura digital. Trata-se de um processo que fortalece o papel do professor como sujeito central nos processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias.
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) lançou o Referencial de Saberes Digitais Docentes, um instrumento que orienta o desenvolvimento dos saberes digitais dos professores, estimulando a reflexão sobre sua prática pedagógica e apoiando o planejamento formativo das redes de ensino.
Como desdobramento do Referencial, o MEC também disponibiliza a Ferramenta de Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes. Com ela, os professores podem avaliar seus níveis de proficiência digital, identificar necessidades formativas e acessar cursos autoinstrucionais disponibilizados pelo MEC. Ao mesmo tempo, as redes de ensino podem utilizar os dados agregados para planejar ações de formação mais aderentes às necessidades locais. Já são mais de 85.000 respondentes na ferramenta.
Essa iniciativa contribui diretamente para os objetivos da Política de Inovação Educação Conectada (Lei nº 14.180/2021) e da Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), articulando conectividade, currículo e formação contínua como eixos estruturantes para garantir o direito à educação digital com equidade em todas as escolas brasileiras.
.
Cursos no AVAMEC
Para apoiar com a formação continuada de professores e demais profissionais da educação na implementação do currículo de educação digital na educação básica, bem como para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes, o MEC ampliou a oferta de cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). São cursos desenvolvidos nos seguintes blocos temáticos:
