Como Funciona
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) é uma política coordenada pelo Ministério da Educação que busca garantir conectividade significativa, com uso pedagógico e sustentável da tecnologia, em todas as escolas públicas brasileiras.
Sua implementação é resultado de um esforço articulado entre União, estados, municípios e o Distrito Federal, com apoio técnico e financeiro do governo federal. Essa atuação colaborativa permite alinhar investimentos e se apoia em monitoramento contínuo, além do uso de evidências para qualificar decisões e aprimorar ações.
A ENEC parte de uma visão sistêmica, de educar com tecnologia para a inclusão e cidadania digital, entendendo que o simples acesso à internet ou presença da tecnologia não garante transformação. Por isso, está organizada em seis eixos integrados, em favor de uma educação com tecnologia para inclusão e cidadania digital:
- Conectividade: Energia elétrica adequada e internet de qualidade, com rede Wi-Fi distribuída em todos os ambientes pedagógicos das escolas, viabilizando seu uso em sala de aula. A Enec articula e coordena diferentes políticas públicas que destinam recursos à conectividade escolar, como:
-
O PDDE/PIEC, que transfere recursos diretamente às redes e escolas anualmente para melhoria dos serviços de conexão;
-
A Lei 14.172/21, com repasse de recursos direto aos estados;
-
Programas como o Aprender Conectado e iniciativas custeadas por fundos setoriais como o FUST;
Todas essas ações são monitoradas de forma integrada para priorizar escolas em condições mais vulneráveis e/ou remotas, e garantir a universalização da conectividade significativa suficiente para uso pedagógico nas salas de aula.
- Dispositivos e Ambientes: Uso pedagógico, seguro e equilibrado de dispositivos digitais, com espaços escolares adaptados para inovação e práticas ativas. Destaque para:
-
O programa Mais Ciência na Escola, com instalação de laboratórios de tecnologia e inovação e formação dos professores da escola;
-
A Lei nº 15.100/25, que estabelece diretrizes para o uso consciente de celulares nas escolas;
-
Recursos e formações da própria ENEC que apoiam a implementação pedagógica desses dispositivos;
-
Além do uso de recursos previstos pela PIEC e Lei nº14.172/2021, que também podem ser direcionados para aquisição de equipamentos.
- Currículo: Atualização dos currículos escolares para incorporar a educação digital e midiática, conforme a BNCC e a nova Resolução CNE/CEB nº 2/2025, com foco no uso, compreensão e reflexão crítica sobre as tecnologias. Para isso, a Enec tem:
-
Desenvolvido matrizes e referenciais nacionais com guias para auxiliar a implementação;
-
Coordenado assessorias técnicas a estados e municípios para revisão de seus currículos e avanço dessa agenda nas escolas.
- Formação: Desenvolvimento dos Saberes Digitais dos profissionais da Educação Básica, com foco em práticas pedagógicas inovadoras. A ENEC disponibiliza:
-
Referencial com competências a serem desenvolvidas vinculadas à ferramenta de autodiagnóstico com mais de 87 mil respostas, apoiando redes a planejarem formações baseadas nas reais necessidades dos professores.
-
Mais de 81 cursos gratuitos e autoinstrucionais no AVAMEC para apoiar a formação continuada e planejamento de formação docente nas redes;
- Recursos Educacionais Digitais: Recursos alinhados à BNCC, diversos e de qualidade, além da oferta de Recursos Educacionais Abertos (REA) que favorecem o trabalho colaborativo entre estudantes e professores em todo o país. Destaque para a plataforma MECRED, disponibilizada pelo MEC, e que oferece recursos digitais para apoiar o planejamento pedagógico de professores e redes.
- Gestão e Transformação Digital: Tecnologia apoiando uma gestão mais eficiente das secretarias e escolas, integrando dados e garantindo interoperabilidade de sistemas. A principal iniciativa é o MEC Gestão Presente, plataforma que apoia escolas e secretarias com ferramentas digitais para planejar, acompanhar e executar políticas educacionais de forma mais eficiente, transparente e articulada entre os entes federativos.
Cada eixo reúne ações, formações, materiais e orientações específicas que apoiam as redes de ensino para garantir acesso às tecnologias e planejar a implementação da educação digital e midiática nas escolas. Para saber mais, clique nos respectivos eixos de interesse.