Bloco Temático 2: Educação Digital e Midiática
- Carga horária: 90h
- Resumo: Curso voltado a educadores e profissionais da educação que desejam repensar o papel da escola na cultura digital. Promove reflexões sobre temas como ética, desinformação, privacidade, algoritmos e produção de conteúdo digital, com foco em práticas de educação midiática. Estimula o uso crítico, responsável e inclusivo das tecnologias na escola e o fortalecimento do papel formativo do educador na era digital.
- Saberes digitais: Uso Crítico, Uso Responsável, Uso Seguro, Comunicação e Colaboração, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Aplicações do Pensamento Computacional para os anos finais do Ensino Fundamental
- Carga horária: 45h
- Resumo: Curso voltado para professores dos anos finais do ensino fundamental. Estimula a reflexão e a aplicação dos quatro pilares do Pensamento Computacional em situações do cotidiano escolar, alinhadas à BNCC. As atividades são estruturadas em unidades temáticas, com micromundos contextualizados para facilitar a articulação entre teoria e prática.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Carga horária: 30h
- Resumo: Apresenta possibilidades práticas para aplicar os pilares do pensamento computacional nos anos iniciais, com base na BNCC e em situações do cotidiano.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Articulações entre BNCC - Computação e a Educação em Tempo Integral
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso voltado à articulação entre os eixos da BNCC-Computação e as práticas da Educação em Tempo Integral, abordando cidadania digital, pensamento computacional, cultura digital e leis recentes sobre a educação digital.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Atividades complementares de educação midiática
- Carga horária: 7h
- Resumo: Coletânea de guias e recursos sobre desinformação, discurso de ódio, segurança digital e influência responsável, voltada à formação de educadores, gestores e jovens.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Crítico, Uso Responsável, Formação Continuada
Bem-estar e convivência digital
- Carga horária: 10h
- Resumo: Curso voltado a docentes da educação básica que desejam promover práticas de uso consciente, empático e saudável das tecnologias digitais. Aborda temas como bem-estar digital, prevenção ao cyberbullying, discurso de ódio e cuidados com privacidade e segurança online, incentivando relações mais humanas e éticas nos ambientes digitais.
- Saberes digitais: Prática pedagógica, Uso responsável, Uso seguro, Uso crítico, Comunicação e colaboração, Formação continuada
- Carga horária: 20h
- Resumo: Apresenta conceitos fundamentais de cidadania digital, promovendo reflexões sobre o uso consciente, seguro e ético das tecnologias na escola e na sociedade. Incentiva práticas de respeito, privacidade e segurança digital.
- Saberes digitais: Uso Responsável, Uso Seguro, Uso Crítico, Formação Continuada
- Carga horária: 25h
- Resumo: Apresenta os fundamentos da cidadania digital, com foco em segurança, empatia, bem-estar online e enfrentamento à desinformação.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Crítico, Uso Seguro, Uso Responsável, Formação Continuada
- Carga horária: 40h
- Resumo: Curso desenvolvido pelo British Council e UFG, voltado à capacitação de educadores para integrar o pensamento computacional e as tecnologias digitais na prática pedagógica. A formação aborda programação, STEM, cultura digital, diversidade e inclusão, com foco em projetos e aplicações práticas.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Prática Inclusiva, Formação Continuada
Competências digitais no século XXI: cidadania, cultura e alfabetização digital
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso voltado a professores e profissionais da educação que desejam aprofundar o uso crítico, seguro e pedagógico das tecnologias digitais. A formação aborda cultura e cidadania digital, privacidade online, combate à desinformação, além de estratégias para autoria de práticas pedagógicas inovadoras. Estimula o protagonismo docente e o uso ético das tecnologias em sala de aula.
- Saberes digitais: Uso Responsável, Uso Seguro, Uso Crítico, Curadoria e Criação, Comunicação e Colaboração, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Ciências Humanas - Ensino Fundamental
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado a professores dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam com componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A formação apoia a integração de tecnologias digitais às práticas pedagógicas, promovendo experiências de aprendizagem ativas e contextualizadas. Aborda o uso de metodologias que estimulam o pensamento crítico, a ética e o respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Os docentes são incentivados a planejar e compartilhar experiências inovadoras mediadas por tecnologia.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Uso Crítico, Uso responsável, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Ciências Humanas - Ensino Médio
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso destinado a professores do Ensino Médio da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A formação promove a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, ampliando o repertório docente e contribuindo para uma aprendizagem ativa, crítica e contextualizada. Aborda a aplicação de metodologias ativas no ensino de temas históricos, geográficos, filosóficos e sociológicos, e estimula a construção de experiências de ensino que desenvolvam a autonomia intelectual dos estudantes e o pensamento crítico frente aos fenômenos sociais, econômicos e políticos.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Uso Crítico, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Ciências da Natureza - Ensino Fundamental
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado para professores dos anos finais do Ensino Fundamental que atuam com os componentes da área de Ciências da Natureza. A formação promove o uso de tecnologias digitais para fortalecer práticas pedagógicas investigativas, por meio da pesquisa e análise de dados, do uso de simulações e da experimentação científica. Com base no método científico como processo de construção social, estimula o planejamento de experiências de aprendizagem ativas e contextualizadas que desenvolvam o pensamento crítico dos estudantes. O curso também incentiva a análise e o compartilhamento de práticas inovadoras com a comunidade escolar.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Análise de Dados, Formação Continuada, Comunicação e Colaboração
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Ciências da Natureza - Ensino Médio
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso destinado a professores do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A formação promove a articulação entre as competências digitais e as habilidades científicas previstas na BNCC, com foco na criação de experiências de aprendizagem ativas, investigativas e mediadas por tecnologias digitais. Estimula o uso de metodologias inovadoras, como aprendizagem baseada em projetos, e estratégias de personalização e diferenciação do ensino.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Língua Portuguesa - Ensino Fundamental
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na integração das tecnologias digitais às práticas de Língua Portuguesa. Aborda estratégias para coletar evidências de aprendizagem, elaborar portfólios e personalizar recursos didáticos. Promove o uso crítico das tecnologias, o desenvolvimento da leitura, da produção textual e da avaliação em ambientes digitais.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Análise de Dados, Uso Crítico, Uso responsável, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Língua Portuguesa - Ensino Médio
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso destinado a professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. A formação integra competências digitais às práticas de leitura e produção textual em ambientes multimodais, promovendo o uso crítico das tecnologias e metodologias ativas. Estimula a autonomia dos estudantes, o engajamento com diferentes gêneros e mídias, e a colaboração entre educadores.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Uso Crítico, Comunicação e Colaboração, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Matemática - Ensino Fundamental
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado a professores dos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na integração das tecnologias digitais ao ensino de Matemática. Aborda o uso de metodologias ativas para promover raciocínio lógico, resolução de problemas e investigação matemática. Incentiva práticas inclusivas que conectam o conhecimento matemático a contextos reais, valorizando a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Competências digitais nas áreas de conhecimento da BNCC – Matemática - Ensino Médio
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado a professores de Matemática do Ensino Médio, com foco na integração de tecnologias digitais às práticas pedagógicas. Aborda metodologias ativas para promover o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o pensamento crítico, com ênfase em aprendizagem personalizada, inclusão e conexão com situações do mundo real. Estimula o planejamento de aulas investigativas e colaborativas alinhadas à BNCC.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Comunicação criativa e ética nas mídias digitais
- Carga horária: 20h
- Resumo: O curso promove o uso crítico e responsável das mídias digitais, abordando a produção de conteúdo criativo, ética digital, cidadania e diversidade nas comunicações online.
- Saberes digitais: Curadoria e Criação, Uso Crítico, Uso Responsável, Formação Continuada
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso introdutório voltado a professores da educação básica que desejam compreender os fundamentos da educação digital. Aborda temas como cultura digital, mídias digitais, pensamento computacional e os eixos da computação aplicados ao ensino. Também discute a legislação vigente e os desafios da implementação da computação nas escolas.
- Saberes digitais: Prática pedagógica, Uso Responsável, Comunicação e Colaboração, Formação Continuada
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso voltado a professores da educação básica que desejam aprofundar conhecimentos sobre educação midiática e sua integração à BNCC. Aborda a relação entre comunicação e educação, produção crítica de conteúdos, combate à desinformação e estratégias de atuação responsável em ambientes digitais, incluindo o contexto da inteligência artificial.
- Saberes digitais: Prática pedagógica, Prática inclusiva, Uso responsável, Comunicação e colaboração, Formação Continuada
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso criado pelo EducaMídia para apoiar educadores na condução de projetos que desenvolvam leitura crítica, produção responsável e participação cívica em ambientes digitais.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Crítico, Uso Responsável, Curadoria e Criação
Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital
- Carga horária: 5h
- Resumo: Curso introdutório voltado a adolescentes, jovens e educadores sobre cidadania digital, desinformação e uso ético das mídias.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso crítico, Uso Responsável, Formação Continuada
Educando para boas escolhas online
- Carga horária: 60h
- Resumo: O curso aborda temas como cidadania digital, cyberbullying, sexualidade online, segurança digital e desinformação, oferecendo subsídios para atuação ética e consciente no ambiente digital.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Crítico, Uso Seguro, Uso Responsável, Formação Continuada
Elementar, meu caro! dados: um universo em expansão
- Carga horária: 20h
- Resumo: Auxilia professores a desenvolverem nos estudantes as habilidades de ler, analisar, interpretar e comunicar dados em diferentes contextos. Promove o uso ético e crítico da informação com base em evidências, articulando o ensino de dados a decisões pedagógicas fundamentadas.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Análise de Dados, Uso Crítico, Formação Continuada
Eureka! investigar, descobrir, conectar, criar e refletir
- Carga horária: 20h
- Resumo: Formações voltadas para o ensino de Ciências da Natureza por meio de metodologias ativas, tecnologias digitais e abordagem STEAM. Estimula o uso criativo do método científico em sala de aula, conectando a ciência ao cotidiano dos estudantes com atividades práticas e investigativas.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Uso Crítico, Formação Continuada
Explorando histórias com o pensamento computacional
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso voltado a professores da educação básica que desejam integrar o pensamento computacional às práticas pedagógicas de forma interdisciplinar. Utiliza histórias infantis como ponto de partida para propor atividades desplugadas que desenvolvem habilidades como decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas a partir de situações narrativas.
- Saberes digitais: Prática pedagógica, Prática inclusiva, Curadoria e criação, Formação Continuada
Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas (OSINT)
- Carga horária: 10h
- Resumo: Curso voltado ao uso de técnicas OSINT para verificação de informações na internet, com foco em jovens e educadores. Explora desinformação, análise de mídias sociais, busca avançada e checagem de imagens.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Crítico, Uso Responsável, Formação Continuada
Introdução ao Pensamento Computacional
- Carga horária: 30h
- Resumo: O curso apresenta os fundamentos do Pensamento Computacional e seus quatro pilares — decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos — com foco na resolução de problemas e na interdisciplinaridade.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Formação Continuada
- Carga horária: 60h
- Resumo: Curso voltado a educadores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no uso seguro, criativo e positivo das tecnologias digitais com crianças. Promove a alfabetização digital, a aprendizagem criativa e a participação da família no processo educativo. Aborda temas como segurança online, protagonismo infantil, curadoria de conteúdo e mediação responsável da exposição às telas.
- Saberes digitais: Uso Responsável, Uso Seguro, Curadoria e Criação, Comunicação e Colaboração, Formação Continuada
Navegue com segurança: proteção e boas práticas na internet
- Carga horária: 20h
- Resumo: Aborda cidadania digital, riscos do ciberespaço e segurança online, com foco na formação ética e consciente de estudantes no uso da internet.
- Saberes digitais: Uso Seguro, Prática Pedagógica, Formação Continuada
Olá, mundo! lógica de programação e autoria
- Carga horária: 40h
- Resumo: Introduz a lógica de programação de forma prática e contextualizada, promovendo o pensamento computacional e a resolução de problemas. Estimula a autoria digital por meio do uso de linguagens como blocos e Python, integradas ao currículo e à cultura digital dos estudantes.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Curadoria e Criação, Formação Continuada
Pensamento computacional na educação
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso voltado a professores dos Ensinos Fundamental e Médio, com foco na aplicação dos pilares do pensamento computacional nas práticas pedagógicas. Aborda a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a aprendizagem criativa, destacando o uso de recursos digitais e atividades lúdicas para promover uma educação inovadora, alinhada à BNCC e à BNCC-Computação.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Análise de Dados, Curadoria e Criação, Formação Continuada
- Carga horária: 20h
- Resumo: Curso introdutório sobre programação desplugada, com foco no desenvolvimento do pensamento computacional por meio de atividades práticas e acessíveis, incluindo estratégias de adaptação para a inclusão de todos os estudantes.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Prática Inclusiva, Formação Continuada
Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula
- Carga horária: 40h
- Resumo: O curso prepara educadores para atuar com a disciplina de Cidadania Digital, abordando temas como bem-estar online, segurança, privacidade, respeito e projetos de intervenção sociocultural nas escolas.
- Saberes digitais: Prática Pedagógica, Uso Seguro, Uso Crítico, Uso Responsável, Formação Continuada