Webinários
Semana da escuta das adolescências
Escola das Adolescências | Escutar e Acolher - Dia 25/04
- O webinário mobiliza gestores de redes de ensino e suas equipes técnicas para a importância de escutar e acolher os adolescentes no ambiente escolar, a fim de promover uma educação de qualidade e com equidade. Também busca engajá-los para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas.
Escola das adolescências I Participar e Conviver – Dia 30/04/2024
- Neste webinário o MEC apresenta o planejamento detalhado da Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, os insumos disponíveis para apoiá-las e os próximos passos para redes e escolas.
Orientações para as devolutivas da Semana da Escuta das Adolescências - Dia 07/08/2024
- O webinário orienta redes de ensino e escolas sobre como organizar e sistematizar as informações coletadas durante a Semana de Escuta das Adolescências. São apresentados instrumentos, estratégias e encaminhamentos que contribuem para transformar as escutas em ações pedagógicas e de gestão, alinhadas às políticas de promoção da equidade e valorização da voz dos adolescentes.
Governança
Guia de apoio às transições e alocação de matrículas dos anos finais - Dia 16/06/2024
- Neste webinário, o MEC apresenta orientações práticas para apoiar as redes na organização das matrículas e garantir a continuidade do percurso escolar dos estudantes, especialmente na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, com foco na permanência, equidade e aprendizagem.
Desenvolvimento Profissional
- O webinário compartilha diretrizes e estratégias que subsidiam o planejamento formativo das secretarias de educação, fortalecendo as capacidades institucionais para a implementação de políticas voltadas à garantia dos direitos dos adolescentes no contexto escolar.
Lançamento do Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Diretores(as) Escolares - Dia 26/11/2024
- Durante o webinário, são lançadas orientações específicas para a formação e atuação de diretores(as) escolares nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O material destaca a importância da liderança escolar para a promoção de ambientes seguros, participativos e acolhedores para os adolescentes.
Lançamento do Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores Pedagógicos - Dia 10/02/2025
- Neste webinário, o MEC apresenta o guia formativo voltado ao fortalecimento da atuação dos coordenadores pedagógicos no acompanhamento das práticas docentes, na promoção do letramento dos estudantes e no enfrentamento das desigualdades educacionais que afetam os adolescentes.
Clubes de Letramento
Lançamento CIC – Clube de Letramento Matemático - Dia 28/01/2025
- O webinário apresenta o Clube de Letramento Matemático como uma proposta inovadora de ensino da Matemática nos Anos Finais, com foco no desenvolvimento do pensamento lógico e crítico, na resolução de problemas e na valorização das experiências dos adolescentes.
Lançamento CIC – Clube de Letramento Científico - Dia 30/01/2025
- Neste webinário, são exploradas abordagens curriculares que promovem o letramento científico entre adolescentes, com ênfase no pensamento investigativo, no diálogo entre ciência e sociedade e na articulação com os direitos de aprendizagem.
Lançamento CIC – Clube de Letramento Literário e de Corporeidade - Dia 05/02/2025
- O webinário propõe a integração entre literatura e corporeidade como linguagens potentes de expressão e aprendizagem para adolescentes, ampliando os sentidos da leitura, da escuta e da presença no espaço escolar.
Lançamento CIC – Clube de Letramento de Humanidades e Cidadania - Dia 06/02/2025
- Este webinário debate propostas que articulam conteúdos das humanidades com práticas cidadãs e reflexões sobre a convivência, o pertencimento e a participação ativa dos adolescentes na sociedade.
Clubes de Letramentos na Escola das Adolescências - Dia 10/04/2025
- O webinário promove uma sistematização de experiências de redes e escolas que implementaram os Clubes de Letramento, destacando aprendizagens, desafios e caminhos para consolidar essa estratégia no currículo escolar.
Educação Midiática e Mundo Digital
Adolescências no Mundo Digital - Dia 03/04/2025
- Neste webinário, especialistas e gestores discutem os impactos da cultura digital na vida dos adolescentes e os desafios enfrentados pelas escolas na construção de uma educação midiática crítica, ética e cidadã.
Adesão ao Programa Escola das Adolescências
Adesão ao PDDE Escola das Adolescências – 2024 - Dia 30/10/2024
- O webinário apresenta o processo de adesão ao Programa Escola das Adolescências por meio do PDDE, com orientações detalhadas sobre critérios, preenchimento do sistema e uso dos recursos financeiros para o fortalecimento das ações voltadas ao público adolescente.
Novo ciclo de Adesão ao Programa Escola das Adolescências – 2025 - Dia 19/05/2025
- Este webinário marca o início de um novo ciclo de adesão ao Programa Escola das Adolescências, com esclarecimentos sobre etapas, critérios, prazos e possibilidades de atuação para redes e escolas interessadas em fortalecer a educação dos adolescentes.
Especializações
- O webinário marca o início das formações oferecidas pelo Programa Escola das Adolescências, apresentando os objetivos formativos, a estrutura dos cursos e os compromissos pedagógicos voltados ao enfrentamento das desigualdades e ao acolhimento dos adolescentes no ambiente escolar.
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Educacionais e Transformação Digital - Dia 26 de jun. de 2025
-
O webinário visa apresentar aos cursistas a proposta formativa do curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas Educacionais e Transformação Digital, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
- O webinário promove uma reflexão sobre os desafios e possibilidades da educação em tempo integral nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco nas especificidades da adolescência. A partir de diferentes olhares e experiências, o encontro propõe um diálogo qualificado sobre como as políticas e práticas escolares podem favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes e a construção de trajetórias escolares significativas.