Semana da Escuta das Adolescências
APRESENTAÇÃO
A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas foi realizada em maio de 2024 para conhecer de forma aprofundada os adolescentes dos anos finais para a construção deste programa, pois o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem coerente para esses estudantes passa por compreender suas necessidades específicas, valorizando a etapa de desenvolvimento em que se encontram.
A ação estratégica entre MEC, Consed e Undime envolveu turmas desta etapa nas redes estaduais, distrital e municipais de educação e teve dois momentos: um de escuta na escola, com a mediação de professoras e professores, com objetivo de oferecer insumos para a escola e a rede de ensino para seu planejamento; e outro de respostas individuais a um questionário, possibilitando a expressão de visões e anseios sobre o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Acesse aqui as devolutivas após a semana da escuta.
A Semana da Escuta das Adolescências na Escola teve três objetivos principais:
- Apoiar redes e escolas a realizar uma escuta qualificada dos estudantes dos anos finais, com instrumentos diferenciados para 6º/7º anos e para 8º/9º anos;
- Fomentar que os estudantes sejam envolvidos no processo de diagnóstico do seu território e na criação e implementação de soluções;
- Possibilitar que a comunidade escolar tenha uma melhor visão dos estudantes e possa fortalecer seu planejamento de ações pedagógicas e a progressiva melhoria da oferta dos anos finais.
Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências
O Relatório Nacional da Semana da Escuta das Adolescências apresenta os dados da escuta quantitativa em nível nacional, com recorte específico e primeiras análises. O objetivo é dar visibilidade à percepção e às expectativas do estudante em relação à escola, promover reflexões coletivas sobre os resultados e oferecer subsídios para que a rede e a escola colaborem com o Ministério da Educação na implementação do Programa Escola das Adolescências.
O documento detalha os instrumentos utilizados para a escuta dos estudantes e os resultados obtidos, organizados em sete dimensões principais: o significado da escola para os estudantes; os conteúdos que contribuem para seu desenvolvimento; atividades consideradas indispensáveis para a escola do futuro; formas de aprendizagem que auxiliam no desenvolvimento; estratégias para melhorar a convivência escolar; formas de participação dos estudantes; e o papel da escola frente às emergências climáticas. Além do relatório, os dados completos da pesquisa estão abertos para pesquisadores e para toda a sociedade nos microdados da escuta.
NÚMEROS DA SEMANA DA ESCUTA NA ESCOLA
Fonte: SEB