Comissão Brasileira do Braille (CBB)
Comissão Brasileira do Braille – CBB
Objetivos
Conforme a Portaria nº 1.372/2019, à CBB compete:
I – elaborar e propor normas para uso, ensino e difusão do Sistema Braille, nas diversas áreas do conhecimento, abrangendo língua portuguesa, matemática e outras ciências, música e informática, visando à unificação das aplicações do Sistema Braille, especialmente nas línguas portuguesa e espanhola;
II – acompanhar e avaliar a pertinência das aplicações de normas, regulamentações, acordos internacionais, convenções e atos normativos referentes ao Sistema Braille no Brasil;
III – subsidiar as secretarias estaduais e municipais de educação e as entidades públicas e privadas, sobre questões relativas ao uso do Sistema Braille;
IV – avaliar, permanentemente, a simbologia Braille adotada no país, atentando para a necessidade de alterá-la, face à evolução técnica e científica, procurando compatibilizar esta simbologia, sempre que for possível, às adotadas nos países de língua portuguesa e espanhola;
V – manter intercâmbio permanente com comissões de Braille de outros países, de acordo com as recomendações de unificação do Sistema Braille em nível internacional;
VI – elaborar referenciais didáticos, com base em pesquisas, estudos, tratados e convenções, visando ampliar o ensino do Sistema Braille em todos os níveis, etapas e modalidades do sistema educacional;
VII – recomendar a adoção dos referenciais didáticos na formação continuada dos profissionais da educação, assim como dos usuários do Sistema Braille e da comunidade em geral;
VIII – avaliar sistematicamente o uso das simbologias Braille no Brasil, visando identificar a necessidade de modificações; e
IX – subsidiar o ensino e o uso do Sistema Braille no contexto educacional, por meio da elaboração de materiais técnicos e pedagógicos.
Composição da CBB
Designados pela Portaria nº 08/2019, integram a CBB:
- Ilda Ribeiro Peliz - Secretária de Modalidades Especializadas de Educação, representante da SEMESP, que a coordenará;
- Geni Pinto de Abreu, como representante do Instituto Benjamin Constant (IBC);
- Alceu Kuhn, como representante da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB);
Membros das cinco regiões do país, indicado dentre os Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa Cega (CAP) e Núcleos de Apoio à Produção Braille (NAPPB)
- Maria Dinalva Tavares Carneiro, como representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP, da Região Norte do Brasil);
- Antônio Muniz da Silva, como representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP, da Região Nordeste do Brasil);
- Edmundo Ribeiro do Nascimento Junior, como representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP, da Região Centro-Oeste do Brasil);
- Tânia Regina Martins Rezende, como representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP, da Região Sudeste do Brasil);
- Marcelo Lofi, como representante dos Centros de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP, da Região Sul do Brasil).
Documentos
Contato
E-mail da comissão: cbb@mec.gov.br