Notícias
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ministro Camilo Santana participa da COP30
Foto: Divulgação/MEC
O ministro da Educação, Camilo Santana, participa na quarta (12) e quinta-feira (13), em Belém, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a primeira realizada na Amazônia. O encontro ocorre anualmente, e o Brasil é o anfitrião do evento neste ano.
Na quarta-feira, 12 de novembro, o ministro Camilo Santana faz parte de agenda para discussão da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar, apresenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar e participa da mesa de abertura do “Dia da Educação na COP30”, promovido pelo Instituto Alana. Na mesma data, está prevista visita ao Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias.
No dia 13 de novembro, quinta-feira, estudantes da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), do Parlamento Juvenil do Mercosul e da Cúpula das Infâncias fazem uma roda de conversa com o ministro da Educação. Camilo Santana participa, ainda, de mesa sobre o Plano de Aceleração de Solução e sobre a formação profissional e transição energética, além da agenda ministerial de alto nível sobre educação ecológica (COP30 High-Level Ministerial Roundtable on Greening Education), que acontecerão no espaço restrito do evento.
A COP é o maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações sobre as mudanças climáticas. O encontro é realizado anualmente e a presidência alterna-se entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU. A agenda está estruturada em 30 objetivos-chave. Educação corresponde ao objetivo-chave nº 18 da Agenda de Ação, voltado à promoção da educação, capacitação e geração de empregos como estratégias para enfrentar a mudança do clima, dentro do Eixo V – Promoção do Desenvolvimento Humano e Social.
Serviço
Agenda do ministro da Educação, Camilo Santana, na COP30:
12 de novembro
Apresentação e Discussão da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar
Horário: 9h (horário de Brasília)
Local: Estande Unamaz, Zona Verde
Alimentação escolar, agricultura familiar e sustentabilidade: o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)
Horário: 10h30
Local: Estande Unamaz, Zona Verde
Fala na mesa de abertura do evento do Instituto Alana “Dia da Educação na COP30”
Horário: 14h
Local: Caixa Cultural Belém, Porto Futuro II
Visita ao Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb)
Horário: 15h30
Local: Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias
13 de novembro
Infâncias e Juventudes para a Educação Climática: Roda de Conversa com o ministro Camilo e estudantes da CNIJMA, Parlamento Juvenil do Mercosul e Cúpula das Infâncias Horário: 9h
Local: Estande Unamaz, Zona Verde
Encontro fechado sobre o Plano de Aceleração de Solução (PAS) “Africa–Brazil-LAC Network on Education and Youth Policies for Climate Sustainability and Resilience"
Horário: 11h
Local: Auditório Cumaru, Pavilhão Brasil, Zona Azul
Formação Profissional e Transição Energética: O Papel das Instituições Federais de Educação na Descarbonização da Matriz Energética Brasileira
Horário: 13h45
Local: Auditório Cumaru, Pavilhão Brasil, Zona Azul
COP30 High-Level Ministerial Roundtable on Greening Education
Horário: 15h30
Local: Sala Especial São Francisco, Zona Azul
Assessoria de Comunicação Social do MEC