Contexto
O grande objetivo do Programa Brasil Alfabetizado é contribuir para a superação do analfabetismo, em um esforço nacional de universalização da alfabetização entre as pessoas de 15 anos ou mais. Além de estimular a elevação da escolaridade, contribuindo, assim, para a potencialização do exercício da cidadania.
A grande desigualdade de acesso ao mercado de trabalho, às oportunidades educacionais e à mobilidade social recai sobre as mais de 14 milhões de pessoas não alfabetizadas no Brasil. Isso produz um ciclo de desigualdades ainda mais profundo, tendo em vista que, em maior ou menor grau, essas pessoas estão inseridas em uma sociedade do conhecimento, marcada pela revolução tecnológica, que exige cada vez mais interação com as tecnologias, seja no mercado de trabalho, seja nas relações pessoais e afetivas.
O Programa Brasil Alfabetizado foi criado para oferecer alfabetização para essas pessoas, garantindo flexibilidade e diversidade dos locais de funcionamento e dos horários, a fim de facilitar o acesso de cidadãos de 15 anos ou mais que não foram alfabetizados.