Notícias

GOVERNANÇA

Relatório apresenta o perfil de governança da CAPES em 2020

Documento divulgado pela CAPES mede a capacidade de gestão organizacional
Publicado em 11/11/2020 18h34

A CAPES está em um nível avançado na gestão de contratações, aponta a edição 2020 do Relatório de Diagnóstico do Perfil de Governança, divulgado ontem. O documento apresenta o desempenho da Fundação na adoção de boas práticas de governança pública.

Resultado de um levantamento que usou metodologia do Tribunal de Contas da União (TCU), a autoavaliação mediu o desempenho da CAPES em 30 práticas, avaliadas por mais de 100 itens. Oito indicadores reúnem o desempenho das respostas.

Por meio dos índices, é possível avaliar a capacidade de gestão e a governança efetiva em itens como políticas públicas, tecnologias da informação e contratações. Considerando a média de dos indicadores, a CAPES pratica um nível geral intermediário de governança.

Os levantamentos anuais de governança pública do TCU medem a capacidade de governança e de gestão das entidades públicas federais e de outras organizações relacionadas ao Tribunal. O modelo teórico utilizado avalia o nível de implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability.

Assessoria de Comunicação Social da Capes