Notícias

NOVOS CAMINHOS

Programa Novos Caminhos abre 24,7 mil novas vagas de qualificação profissional a distância

Processos seletivos vão de 15 a 27 de julho, e as aulas começam 3 de agosto


Quem quer aproveitar o segundo semestre para se preparar para o mercado de trabalho, não pode perder as oportunidades do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. Serão 24.730 mil vagas em cursos de qualificação profissional, todas gratuitas e a distância em 11 instituições federais de ensino.

A relação completa de cursos e de vagas ofertadas pode ser acessada no portal do Programa Novos Caminhos e na página das instituições que oferecem os cursos (confira na lista abaixo). As inscrições para os processos seletivos ocorrerão entre os dias 15 e 27 de julho e seguem as regras dos editais publicados nos sites de cada instituição. Os inscritos serão selecionados por sorteio ao final do período de inscrições, o que permite igualdade de condições para todos. Como os cursos são totalmente a distância, pessoas de todo o Brasil podem participar dos processos de seleção.

Os cursos ofertados terão início em agosto e têm cargas horárias que variam de 160 a 400 horas. Há oportunidades em diversas áreas, como construção civil, agropecuária, informática e serviços. Confira as instituições parceiras do Ministério da Educação na oferta das vagas:

Instituto Federal Goiano;
Instituto Federal Baiano;
Instituto Federal de Alagoas;
Instituto Federal do Amazonas;
Instituto Federal do Maranhão;
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais;
Instituto Federal de Rondônia;
Instituto Federal do Triângulo Mineiro;
Instituto Federal do Tocantins;
Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
Universidade Federal de Viçosa.


Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.