Notícias

EAD

Painel discute temáticas para o fortalecimento da Educação a Distância na Rede Federal

Os painéis serão realizados de forma virtual e serão abertos ao público
Publicado em 04/12/2020 12h33 Atualizado em 08/12/2020 11h13

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) realiza nos dias 9 e 10 de dezembro, das 14h30 às 20h, o Painel para o debate da Política de Educação a Distância (EaD). A iniciativa visa estabelecer o diálogo com os diversos atores que atuam na modalidade a distância e, é resultante do trabalho que está sendo realizado pelo Comitê Técnico, instituído pela Portaria nº 573, de 3 julho de 2020, para o acompanhamento da política de EaD. O evento on-line será divido em diferentes eixos temáticos, para cada um dos 7 painéis propostos, que contarão com especialistas, que apresentarão temas específicos no intuito de responder às questões centrais propostas. Esse debate auxiliará na racionalização e articulação dos esforços realizados pela Setec, no âmbito da EaD.

A abertura do evento contará com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, e dos diretores da Setec. O Comitê instituído, que propôs esse evento, está realizando o acompanhamento da Política de EaD com o objetivo de constituir mecanismos de acompanhamento dos resultados da política de ensino a distância, identificando estratégias que permitam o levantamento das demandas de formação da educação profissional e tecnológica adequadas. O secretário explica que, o Painel com a participação de diversos segmentos da educação a distância proporcionará um debate indispensável em um momento de grande transformação social, principalmente, na área da educação profissional e tecnológica. “As medidas de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus impuseram uma necessidade cada vez maior dos gestores, dos docentes e de todos os profissionais envolvidos na área educacional, de fazerem com que as interrupções e perdas do processo de ensino-aprendizagem fossem minimizadas. E a educação a distância favorece essa redução de perdas, porque o conhecimento pode chegar até os discentes de uma forma muito prática, utilizando-se de recursos de tecnologia da informação. Contudo, é importante saber quais os efeitos dessas medidas, e até que ponto a gente consegue ofertar a educação a distância sem causar prejuízos à oferta desses cursos”, afirmou.

Além disso, o trabalho desenvolvido pelo Comitê busca propor estratégias de ampliação da oferta de cursos voltados à educação profissional e tecnológica e estratégicas que estimulem a produção de materiais pedagógicos educacionais acessíveis. Com as discussões realizadas durante o Painel, o Comitê Técnico, composto por membros da Setec, do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) busca o diálogo com outras instituições, que também atuam no ramo da EaD. “Os painéis foram construídos, considerando as atribuições do comitê, então o que o comitê espera é, na verdade, construir acúmulos acerca do tema. O que se deseja é que, após o evento, a gente tenha condição de apresentar uma série de iniciativas que poderão ser desenvolvidas, considerando os debates que aconteceram durante o evento, porque nesse debate estarão as principais autoridades brasileiras sobre a Educação a Distância e seus impactos sobre a Educação Profissional e Tecnológica”, ressaltou o Coordenador do Comitê Técnico para o Acompanhamento da Política de Educação a Distância da Setec, Weber Tavares.

O Painel é aberto ao público. Todos os participantes receberão certificado, que serão encaminhados para o e-mail que for cadastrado.

Confira a programação completa do evento e se inscreva, de forma gratuita, por meio do endereço: https://www.sympla.com.br/painel-politica-de-educacao-a-distancia-na-educacao-profissional-e-tecnologica__1065910

 

 

 Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)