Notícias

ENSINO SUPERIOR

ICPEdu representa economia para a educação

O certificado digital diminui anos de burocracia, custos e papel nas instituições brasileiras
Publicado em 13/10/2021 17h19

Lançada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu) tem como objetivo viabilizar a emissão ilimitada de certificados digitais pessoais para cerca de 2,5 milhões de estudantes, professores e funcionários de instituições de ensino e pesquisa, de forma simples e gratuita.

Um certificado pessoal é a sua identidade virtual gratuita. Ele pode ser emitido on-line e utilizado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e login em sistemas eletrônicos específicos.

Como citado anteriormente, o certificado da ICPEdu é válido em todo sistema acadêmico e de pesquisa brasileiros, podendo ser utilizado por estudantes, professores e servidores com acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A adesão ao serviço está aberta a todas as instituições de ensino e pesquisa integrantes do Sistema da RNP. O pedido deve ser formalizado pelo gestor de Tecnologia da Informação (TI) da instituição.

Saiba mais sobre a ICPEdu.

Assessoria de Comunicação Social do MEC