Notícias

OUTUBRO ROSA

Hospital da Rede Ebserh/MEC no Piauí recebe mais de R$ 6 milhões em equipamentos

Entre os aparelhos, estão um mamógrafo digital, com tecnologia e três aparelhos de ultrassom
Publicado em 13/10/2021 18h42 Atualizado em 19/10/2021 14h02

Na última sexta (08/10), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, recebeu equipamentos de última geração para atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoio ao ensino e pesquisa.

Entre os equipamentos, o hospital recebeu um tomógrafo computadorizado de 64 detectores, um mamógrafo digital com tecnologia 3D, três aparelhos de ultrassom, uma torre para cirurgia vídeo laparoscópica, além de dezenas de equipamentos médicos e materiais cirúrgicos, somando mais de R$ 6 milhões em investimentos.

O evento deu início à Campanha Outubro Rosa, em que diversas atividades estão previstas no Hospital Universitário para os colaboradores e usuários, visando a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Segundo o presidente da Rede Ebserh/MEC, Oswaldo Ferreira, que participou da ocasião de entrega dos equipamentos de forma on-line, “a renovação vai resultar em uma melhor assistência à saúde, além de contribuir para o fortalecimento do ensino e da pesquisa no estado do Piauí”. 

A solenidade contou ainda com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e do superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Ebserh