Notícias

SEMANA DA EDUCAÇÃO

Fundaj promove inclusão social e subsidia a formulação de políticas públicas

Fundação também incentiva e apoia a educação por meio da sistematização de informações e disponibilização de pesquisas
Publicado em 02/05/2021 14h23

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) tem como missão gerar o conhecimento no campo das humanidades com a finalidade de atender às demandas e necessidades relacionadas à educação e cultura, compreendidas de forma interdependente, com vistas ao desenvolvimento justo e sustentável da sociedade brasileira. Para isso, a Fundaj compromete-se com os objetivos do Ministério da Educação (MEC), promove a inclusão social, subsidia a formulação de políticas públicas, bem como organiza sistema de informações e disponibiliza o acervo, favorecendo a democratização do conhecimento.

O presidente da Fundação, Antônio Campos, afirma que "a educação é a grande força transformadora do Brasil, e a missão da Fundaj é incentivar e apoiar a educação". A Fundaj atua, portanto, no processo de formulação e execução de políticas públicas voltadas ao pleno exercício da cidadania, no sentido mais abrangente, mediante ações de pesquisa, de formação de pessoal, cultura e preservação do patrimônio histórico material e imaterial.

A Fundaj é estruturada em quatro diretorias que atuam em busca do incentivo à educação. A Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) tem por objetivo desenvolver e executar estudos, pesquisas, planos e projetos, por sua iniciativa ou em parceria com instituições públicas e privadas, voltados para a compreensão da realidade socioeconômica, territorial e cultural brasileira, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, visando promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

A Diretoria de Formação (Difor) é responsável por realizar ações de formação, que vão desde palestras, cursos de curta duração, até a oferta de cursos em nível de pós-graduação lato sensu e strictu sensu. À Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) compete formular, planejar e coordenar as políticas de divulgação científica, de difusão cultural e de memória da Fundaj, bem como registrar, salvaguardar e restaurar a memória histórico-cultural representativa da sociedade brasileira.

Já a Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad) tem por objetivo coordenar e controlar a execução das atividades relacionadas a diversos sistemas, bem como coordenar o processo de planejamento estratégico e acompanhar física e financeiramente os planos e programas da Fundaj, com vistas a subsidiar o processo de alocação de recursos, a política de gastos e a coordenação das ações.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Fundaj