Notícias

Cepampe

FNDE participa do lançamento do Cecampe Centro-Oeste

Centro colaborador visa aprimorar a gestão dos programas de apoio à manutenção escolar na região
Publicado em 10/06/2021 19h07

Com o objetivo de apoiar gestores educacionais e escolares do Centro-Oeste, foi lançado, nesta quarta-feira, 9, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) da região, fruto de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade de Brasília (UnB). O intuito é de reforçar a assistência técnica prestada a estados, municípios e ao Distrito Federal, para aprimorar a gestão dos programas de apoio à manutenção escolar da autarquia.

Na abertura do encontro virtual, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, lembrou da importância da assistência técnica prestada em todo o país para o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais. “Essa cooperação entre o FNDE e a Universidade de Brasília vem para reforçar a assistência técnica ofertada na região. Serão diversas atividades, como a produção de material instrucional e orientativo, a capacitação de agentes envolvidos na execução dos programas e a promoção de atendimento individual, para a solução de dúvidas e superação de obstáculos”, disse o presidente.

A decana de Pesquisa e Inovação da UnB, professora Maria Emília Walter, lembrou que a universidade já participa de diversos projetos em parceria com o FNDE. No caso do Cecampe Centro-Oeste, serão realizadas ações em mais de 460 municípios da região. “Esse trabalho é importante para a melhoria dos nossos indicadores educacionais e para o aprimoramento e a consolidação de políticas públicas educacionais”, destacou a decana

O lançamento do centro colaborador também contou com a presença da diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica do Ministério da Educação, Ana Caroline Vilasboas, e do coordenador do Cecampe Centro-Oeste, professor Angelo Belloni, além de representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do DF.

Cecampes – No fim de 2020, o FNDE estabeleceu parcerias com universidades brasileiras para a criação dos Cecampes nas cinco regiões do país. Os centros colaboradores já realizam atividades de assistência técnica e monitoramento a fim de apoiar os entes federativos e gestores escolares na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações agregadas, do Caminho da Escola e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

O vídeo do lançamento do Cecampe Centro-Oeste está disponível no canal do centro colaborador no Youtube.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE