Notícias

INSTITUTOS FEDERAIS

Edital seleciona 60 projetos de Iniciação Tecnológica na Rede Federal

A iniciativa fomenta parcerias com as redes ensino estaduais e municipais para a participação de estudantes dos 2 últimos anos do fundamental
Publicado em 07/04/2021 17h32

Com o objetivo de selecionar projetos de iniciação tecnológica das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) lançou edital, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A iniciativa visa desenvolver ações de formação em programação aplicada de estudantes do 8º ano e 9º ano do ensino fundamental das redes públicas de ensino, com a finalidade de facilitar o aprendizado. As submissões das propostas devem ser realizadas até o dia 30 de maio de 2021, podendo conter até 5 projetos cada, sendo contemplados até 3 projetos por instituição.

As equipes deverão ser compostas por servidores e estudantes, incluindo estudantes externos das escolas públicas. Ao todo, serão selecionados 60 projetos que receberão recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades de infraestrutura e recursos humanos, somando mais de R$ 90 mil. As secretarias de educação municipais e estaduais devem formalizar parcerias com a Rede Federal e realizar a seleção dos estudantes que atuarão nos projetos.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 30 de julho de 2021 e a execução dos projetos tem prazo para iniciar em 1º de setembro deste ano. Essa ação do MEC também objetiva contribuir para a formação cidadã dos participantes, de maneira que possam atuar de forma criativa e por meio do uso da tecnologia para a resolução de problemas reais do mundo do trabalho e de suas comunidades. Por intermédio dos projetos propostos é possível promover a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) junto a professores e estudantes do ensino fundamental das redes públicas de ensino, bem como à comunidade local, visando à atração de estudantes que têm potencial de ingressar na Rede Federal e em especial para a área de tecnologia.

Cada projeto apresentado, pelo dirigente máximo das instituições que compõem a Rede Federal, deverá prever o atendimento de, no mínimo, 280 beneficiários.

Para acessar o edital e o link para inscrição, clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação social do MEC com informações da SETEC