Notícias

REFORÇO PROFISSIONAL

Ebserh realiza a primeira convocação do concurso nacional com 107 aprovados

Candidatos PCD foram chamados por meio de edital no Diário Oficial da União
Publicado em 29/06/2020 15h10



A Ebserh tem atuado para reverter algumas decisões judiciais que impactam as convocações do Concurso Nacional 01/2019, mas a despeito desses impedimentos, e respeitando tais decisões, iniciou as convocações de candidatos com deficiência (PCD). Nesta segunda-feira (29), mais 107 candidatos PCD já foram chamados por meio de edital disponível do Diário Oficial da União e no portal da Rede Ebserh. Ao todo, foram oferecidas 1.660 vagas.

Entre os 107 convocados hoje estão profissionais para as áreas médica, assistencial e administrativa, que irão atuar nos hospitais da rede. Eles deverão iniciar suas atividades até o dia 10 de julho.

A iniciativa foi possível após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, no último dia 10, em manter a decisão que determina à Ebserh convocar prioritariamente os candidatos PCD aprovados em todos os concursos da empresa, a fim de que se cumpra a cota mínima legal. A empresa também busca reverter, na Justiça, os impasses que ainda impedem o seguimento do concurso em sua totalidade.

“Conseguimos avançar e convocar os primeiros aprovados, mas vamos continuar fazendo todo o esforço para que o concurso nacional volte a seguir seus trâmites normalmente, sem nenhum tipo de impasse. A sociedade brasileira precisa desses profissionais para que a Ebserh continue a oferecer os melhores serviços de saúde e de apoio ao ensino, pesquisa e extensão das universidades federais”, reforçou o Diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa.

O resultado do concurso nacional da Rede Ebserh foi publicado no último dia 29 de abril e os editais com a classificação final podem ser conferidos nos sites da Rede Ebserh e do Instituto IBFC, banca organizadora do certame. As provas objetivas foram realizadas no dia 2 de fevereiro e registraram aproximadamente 250 mil candidatos presentes.
Das 1.660 vagas oferecidas em todo o país, sendo 533 vagas para médicos em 88 especialidades, 998 vagas para a área assistencial em 53 especialidades e 129 para a área administrativa em 23 especialidades.

Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais da saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh